INVESTIMENTOS DA CORSAN NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS FORAM TEMA DA TRIBUNA POPULAR

por camaratp — publicado 10/04/2018 10h30, última modificação 11/04/2018 09h10
Foi realizada ontem, dia 09 de abril, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Três Passos, sob a presidência do Vereador Ido Rhoden. Investimentos da Corsan no município de Três Passos é tema da tribuna popular. Confira.

TRIBUNA POPULAR   - OUÇA AQUI

No espaço da Tribuna Popular tivemos a presença do Superintendente Regional da Corsan João Batista Corin da Rosa e do Gerente  da Unidade de Três Passos, Edson Schneider.

Corim explicou que em 2010 foi firmado o contrato entre o Município e a Corsan  para substituição de redes, contrato este que tem validade por 10 anos. Destacou que em breve serão realizadas algumas trocas já, nas ruas Santos Dumont, Davi Canabarro, Getulio Vargas, Ricardo Rucker e suas travessas.

Também esclareceu que  os maiores problemas de vazamento de água não são na rede de água, mas sim nas conexões e ramais. Para chegar até a casa do usuário existem no mínimo 6 conexões.

Outro projeto importante é o esgotamento sanitário e a Corsan, juntamente com FAMURGS e Ministério Público debateram sobre a importância do tratamento de esgoto não somente aos municípios grande, mas também os município de porte médio e pequeno.

Diante disso, a maioria dos prefeitos que compõe a AMUCELEIRO escolheram o município de Três Passos para instalação de uma estação de tratamento de esgoto regionalizada.

O Poder Executivo, por sua vez, fez doação da área do Aeroporto para agilizar o processo de licitação e, consequentemente, instalação da referida estação. O próximo passo será a análise do solo do terreno para ver a questão de impermeabilidade.

O Sistema de esgotamento será o individual em que o recolhimento se dará por meio de caminhões e transporte até a estação.

O tratamento de esgoto é questão de saúde pública, representa qualidade de vida e eleva o IDH (índice de desenvolvimento humano) do município.

O Plano de saneamento Básico do Município deverá ser alterado para adequar essa nova realidade, assim, de antemão a Corsan já pede apoio dos Vereadores na aprovação das alterações necessárias.

O terceiro investimento é a nova captação de água situada no Erval Novo. Hoje a captação lá localizada tem vazão de 80 litros por segundo e a nova captação terá vazão de 120 litros por segundo. As novas instalações são necessárias para atender o aumento de produção da matriz do Frigorífico Seara, bem como devido à expansão habitacional.

Edson Schneider destacou que a Corsan procura o melhor para o usuário oferecendo um tratamento diferenciado, exemplificando que quando precisar cessar o fornecimento de água, procura fazer isso, na medida do possível nas sextas-feiras, quando necessário cortar água por falta de pagamento verifica antes no sistema se usuário não pagou conta errada, ou seja, a qual ainda não venceu e comunica antes este.

Por fim, falou que o objetivo da Corsan é oferecer um serviço de qualidade e convidou todos os vereadores para conhecer a Subestação de tratamento e o sistema de telemetria que monitora a distância as redes de agua e esgoto.

Dez projetos de lei deram entrada na Câmara e foram lidos:

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 02/18 – dispõe sobre a aprovação do parecer prévio do tribunal de contas do estado, relativo às contas de governo do Executivo Municipal de Três Passos do exercício de 2015.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR - 2/18 -altera a lei complementar municipal nº 1/91, que estabelece o código tributário do município de Três Passos, referente a regras sobre taxa de licenças para o comércio ambulante.

A alteração é no sentido de que os vendedores paguem uma multa no valor de 10 URM’s, caso haja reincidência na venda de sem pagar a taxa de licença.

PROJETOS DE LEI  19, 21, 22, E 23 - autoriza o poder Executivo Municipal a proceder na contratação emergencial de: dois enfermeiros, um eletricista, dois pintores e dois pedreiros.

PROJETO DE LEI Nº 20/18 - revoga leis que autorizavam o município a firmar convênio com entidades e organizações da sociedade civil.

PROJETO DE LEI Nº 24/18 - dispõe sobre a alteração da lei que criou o conselho municipal de cultura. A alteração é no sentido de incluir o “Movimento Pró-Arte” como participante do Conselho.

PROJETO DE LEI Nº 25/18 - autoriza o Executivo Municipal a firmar contrato com operadora de plano de saúde para prestação de serviços de assistência médico-hospitalar completa com obstetrícia, laboratorial, auxiliar e internação incluindo serviços de urgência e de emergência.

PROJETO DE RESOLUÇÃO 1/18 - Altera a resolução nº 6, de 16 de dezembro de 2003.

A alteração é no sentido de estabelecer as regras do trâmite, junto à Comissão de Orçamento e Finanças, do projeto de lei da LOA – Lei Orçamentária Anual e das emendas impositivas que podem ser apresentados pelos vereadores.

Outra alteração se refere às regras dos espaços da Tribuna Popular e da presença de representantes de Entidades na última sessão de cada mês.

Confira os projetos na integra AQUI

Os discursos dos vereadores foram suprimidos tendo em vista o espaço da Tribuna Popular.

VOTAÇÃO

O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 02/18 – que dispõe sobre a aprovação do parecer prévio do tribunal de contas do estado, foi votado e aprovado por unanimidade.

INDICAÇÃO ENVIADA AO EXECUTIVO MUNICIPAL:

Foi sugerido ao Prefeito Municipal para instituir o Programa "Farmácia Solidária", objetivando favorecer complementarmente o provimento das necessidades de medicamentos da população três-passense.