REALIZADA 17ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025

por Câmara publicado 27/05/2025 11h05, última modificação 27/05/2025 11h05
Nesta segunda-feira, 26 de maio, ocorreu a 17ª Sessão Ordinária de 2025, da Câmara Municipal de Três Passos, no plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo por meio da página do Facebook da Câmara de Vereadores, simultaneamente pelo Canal do YouTube e posteriormente sendo transmitida pela Rádio Alto Uruguai 92.5FM

➡️Tribuna Livre: estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, que apresentaram as principais ações desenvolvidasem no município. Participaram do espaço a assessora de Agricultura e Pecuária, Cristiane Bertaluci; o engenheiro agrônomo, Evandro Colombo; os técnicos agrícolas, Lauri Kanitz e Marlon Schonhalz; a médica veterinária, Gabriela Flores de Mello; e o secretário municipal de Agricultura, João Boll.

Durante a apresentação, foram destacados diversos programas e iniciativas voltados ao fortalecimento do setor agrícola local, entre eles: Pro Suíno, Pro Leite, Pro Aves, Pro Peixe, Pro Mel e o Programa de Apoio à Fumicultura.

Também foi abordado o trabalho desenvolvido pelo SIM – Serviço de Inspeção Municipal, que tem como principal objetivo garantir a segurança alimentar dos produtos de origem animal produzidos pelas agroindústrias registradas, assegurando o cumprimento das normas higiênico-sanitárias.

Outro importante destaque foi a conquista do selo SUSAF – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, que permite aos produtores comercializarem seus produtos em todo o território do estado. Além disso, foram mencionados o SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, e o PROMAT – Programa de Manutenção na Agropecuária de Três Passos.

A participação da Secretaria na Tribuna Livre evidenciou a relevância da agricultura para o desenvolvimento econômico e social do município, além do compromisso da administração municipal com o fortalecimento e valorização do setor rural.

▪️No espaço do EXPEDIENTE da sessão, foram lidas e discutidas previamente as seguintes proposições: 

Projeto de Lei Complementar nº 7 de 2025 - Altera o art. 6º da Lei Complementar Municipal nº 18, de 2011, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do Município de Três Passos. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Luis da Silva e COF Rosana Scherer.

Projeto de Lei Ordinária nº 64 de 2025 - Altera a Lei nº 3.837, de 2004, que cria o Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente - COMUPAM e dá outras providências. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Luis da Silva.

Projeto de Lei Ordinária nº 65 de 2025 - Altera a Lei Municipal nº 6.165, de 2025, que autoriza a concessão de uso de bem público à Associação Hospital de Caridade de Três Passos – SAMU/SALVAR. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Sandro Radaelli e COF Rosana Scherer.

Projeto de Lei Ordinária nº 66 de 2025 - Altera a Lei Municipal nº 5.667, de 2021, que institui o Regime de Previdência Complementar no âmbito do Município de Três Passos/RS, fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o art. 40 da Constituição Federal; autoriza a adesão a plano de benefícios de previdência complementar; e dá outras providências.Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Luis da Silva e COF Rosana Scherer.

Projeto de Lei Ordinária nº 67 de 2025 - Altera a Lei Municipal nº 6.023 de 12 de dezembro de 2023 e a lei 6.082 de 18 de junho de 2024, que autorizam o Poder executivo proceder na contratação emergencial de serventes. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

 🔸 Foram discutidos e votados, na Ordem do dia, os seguintes projetos de lei, que receberam pareceres favoráveis das Comissões Permanentes:

  Projeto de Lei Ordinária nº 58 de 2025, Altera a Lei Municipal nº 5.496, de 17 de setembro de 2019, que dispõe sobre a reestruturação do plano de classificação de cargos e funções, criação e extinção de cargos, estabelece o plano de pagamento. A alteração refere-se ao aumento do número de vagas do cargo de motorista, de 30 para 38 vagas. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Luis da Silva e Rosana Scherer.

Aprovado por unanimidade. 

Projeto de Lei Ordinária nº 60 de 2025, Altera a Lei Municipal nº 5.902, de 2023, que dispõe sobre a criação do Programa Auxílio Transporte Escolar a estudantes de ensino médio cursos de nível técnico e ensino superior (universitário). A alteração refere-se aos incisos I, II e II do art. 5º da referida lei, reajustando os valores do auxílio financeiro, passando para 1,10 URM por dia para municípios distantes até 70km; 1,20 URM por dia para municípios distantes até 100km; e 1,30 URM por dia para municípios distantes até 150km. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Luis da Silva, Rosana Scherer e Flávio Habitzreiter. 

Aprovado por unanimidade. 

Projeto de Lei Ordinária nº 62 de 2025, Autoriza alteração da LOA, exercício 2025, e abertura de crédito especial no valor de até R$ 78.575,00, para correta contabilização da contratação de empresa para transformação e adaptação de veículo Sprinter, Mercedes-Benz 2020, em farmácia móvel. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal;

Usaram o espaço para discussão a vereadora Maria Helena Krummenauer. 

Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Ordinária nº 63 de 2025, Autoriza alteração da LOA, exercício 2025, e abertura de crédito suplementar no valor de R$ R$ 566.194,00, para a contabilização das despesas previstas no Contrato de Repasse nº 948458/2023/MESP/CAIXA, objetivando execução de Ações relativas ao Esporte com construção de quadra poliesportiva coberta na EMEF Gonçalves Dias. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal.

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Maria Helena Krummenauer, Luis da Silva e Flávio Habitzreiter. 

Aprovado por unanimidade.

 

▪️O espaço das COMUNICAÇÕES PARLAMENTARES (discursos) não foi utilizado pelos vereadores.