48ª FETRELI- FEIRA TRÊS-PASSENSE DO LIVRO

por Câmara publicado 05/09/2022 16h34, última modificação 05/09/2022 16h34
Neste sábado, 3 de Setembro, foi realizada a solenidade de abertura da 48ª edição da Fetreli – Feira Três-passense do Livro, promovida pelo Colégio Ipiranga, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Três Passos, Edivan Baron; o Diretor do Colégio Ipiranga, Nelson Weber; o Patrono da Feira, Ivânio Dalagno; o coordenador do Espaço Cultural Fetreli, Clovis Machado; professores e alunos da escola.

Neste sábado, 3 de Setembro, foi realizada a solenidade de abertura da 48ª edição da Fetreli – Feira Três-passense do Livro, promovida pelo Colégio Ipiranga, que contou com a presença do  presidente da Câmara Municipal de Três Passos, Edivan Baron; o Diretor do Colégio Ipiranga, Nelson Weber; o Patrono da Feira, Ivânio Dalagno; o coordenador do Espaço Cultural Fetreli, Clovis Machado; professores e alunos da escola.

A 1ª edição da Feira Três-passense do Livro, foi promovida e organizada pelo Grêmio Cívico e Literário Monteiro Lobato, com apoio da instituição de ensino. O evento aconteceu, na esquina formada pela Avenida Santos Dumont e Rua Getúlio Vargas, no Centro da cidade, há época um terreno baldio, de chão batido, estandes de estruturas simples, em madeira bruta, cobertas com lona de caminhão e folhas de palmeira para amenizar o calor.

A iniciativa da feira teve origem diante de uma necessidade de melhorar o acesso e a oportunidade de aquisição de obras literárias e técnico-científico lançadas e disponíveis no mercado, com preços acessíveis, além da importância de estimular a leitura, aprimorar a escrita, o conhecimento e a capacitação intelectual de estudantes, mestres e pessoas da comunidade, pois na época, as bibliotecas disponíveis na cidade não conseguiam manter atualizado seu acervo bibliográfico.

Com o tempo, o projeto Feira do Livro passou a usar e consolidar a logomarca FETRELI como uma referência da nossa cultura regional. Hoje chegando à 48ª edição (não fosse a Pandemia Covid-19 seria a nº50 este ano).

Neste ano, o Colégio Ipiranga chega aos seus 90 anos de atividade educacional e a Feira do Livro completa 50 anos de fundação, ainda há de se destacar a criação da Lei Municipal nº 5.782/22, que declarou a Fetreli - Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Três Passos, cuja matéria foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal.

O "Espaço Cultural Fetreli", será lançado amanhã (06),  no mesmo local que sediou a realização das primeiras edições da feira, na esquina formada pela Avenida Santos Dumont e Rua Getúlio Vargas, ao lado da Receita Federal, bem como a homenagem aos 37 escritores com raízes no município que resultaram em mais de 100 obras editadas.

A feira conta com mais de 2 mil obras literárias, de diferentes estilos, gêneros e para todas as idades, estando aberta ao público até sexta-feira, 09 de setembro, com entrada gratuita.

Acompanhe a programação da feira em:

(Foto: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)