APROVADO PROJETO DE LEI LEGISLATIVA QUE DENOMINA OS PAVILHÕES DA AGRICULTURA DE "CENTRO DE EVENTOS AGROPECUÁRIOS ARI FRELING"

por Câmara publicado 18/10/2022 16h06, última modificação 18/10/2022 16h06
Durante a 35ª Sessão Ordinária, realizada no dia 17 de Outubro, os vereadores da Câmara Municipal de Três Passos aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Legislativa nº 14/2022, de autoria dos vereadores Paulinho Sattler e João Thiesen, que denomina os pavilhões da agricultura localizados no Parque de Exposições Dr. Egon Júlio Goelzer - FEICAP de ''Centro de Eventos Agropecuários Ari Freling''.

Ari Freling nasceu em 13 de Abril de 1945, na cidade de Tucunduva, filho de Henrique Freling e Iolanda Victória Freling.

Sua história profissional começou no ano de 1968, na cidade de Santa Rosa, onde com Fausto Arthur Beltrame (in memoriam) constituiu uma sociedade. Com objetivo de abrir uma empresa no ramo da agropecuária, ramo este que na época era inexplorável, no dia 10 de janeiro de 1969 foi inaugurada a COMERCIAL AGROPECUÁRIA SARACURA LTDA no Município de Três Passos. Um sonho que deu certo, permanecendo há mais de 50 anos na cidade e região.

Em 11 de dezembro de 1971 casou-se com Núbia Santusa Beltrame, e dessa união tiveram dois filhos Jose Maurício Freling e Ari Freling Junior. Em 1988, Ari Freling constituiu uma nova união matrimonial com Lurdete Maria Lucini e dessa união nasceu Gabriel Fernando Freling.

Ari Freling sempre levou a vida com simplicidade, pés no chão e muita honestidade. Era um empreendedor visionário e sabia da importância de fomentar a economia local, por isso participou de todas as edições da Feira de Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária (FEICAP).

Foi atuante na sociedade de Três Passos, fazendo parte de diversas entidades e defensor da suinocultura. Foi um dos fundadores do Núcleo de Criadores de Suínos de Três Passos, quando também foi criado o Suíno Nota 10, membro da diretoria da ACSURS do Rio Grande do Sul. Participava ativamente do tradicionalismo em Três Passos, o qual sempre conduzia a chama crioula, foi Secretário da Agricultura, no ano de 2010 recebeu o título de Cidadão Honorário através da indicação do vereador Edivan Baron.

Ari Friling faleceu aos 18 dias do mês de agosto de 2022, vitima de um acidente de trânsito. Sua partida causou grande comoção na comunidade, deixando muitos ensinamentos e um belo legado. Homenageá-lo, dando o seu nome aos pavilhões públicos, é uma forma de eternizá-lo junto à comunidade de Três Passos.