AULA MAGNA DA UERGS

por camaratp — publicado 14/08/2019 16h10, última modificação 14/08/2019 16h19
O presidente da Câmara, Vinicius Araujo participou na tarde de ontem, dia 12 de agosto de 2019, da Aula Magna de abertura do segundo semestre letivo da unidade Uergs em Três Passos. O evento ocorreu no centro de Convivência Irmã Dulce, nos pavilhões da FEICAP, que recebeu grande público para prestigiar a aula inaugural proferida pelo Deputado Estadual Capitão Macedo, com o tema: “O papel da frente Parlamentar em defesa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”.

Na tarde do dia 12 de agosto de 2019, foi realizada a Aula Magna de abertura do segundo semestre letivo da unidade Uergs em Três Passos. O evento ocorreu no centro de Convivência Irmã Dulce, nos pavilhões da FEICAP, que recebeu grande público para prestigiar a aula inaugural proferida pelo Deputado Estadual Capitão Macedo, com o tema: “O papel da frente Parlamentar em defesa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”.

O presidente da Câmara Vinicius Araújo participou da abertura que também contou com a presença do Leonardo Alvin Beroldt da Silva (Magnífico Reitor da Uergs), Arisa Araujo da Luz (Diretora do Campus Regional IV da Uergs), Jorge Dickel (Vice-Prefeito Municipal de Três Passos), Everaldo Bueno Rolim (Prefeito de Inhacorá e Presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro - AMUCELEIRO), Arlei Tomazoni  (Vereador em Três Passos representando a Associação das Câmaras de Vereadores da Região Celeiro - ACAMRECE), Marli Franke (Vereadora em Três Passos) Erhardt Hepp (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Passos), Daniel Daudt Schaefer (Assessor do Deputado Estadual Tiago Simon), Claudenir Locatelli (Assessor do Secretário Estadual de Transportes Juvir Costela), Paulo Groff (Professor Adjunto da Uergs em Frederico Westphalen, representando a ADUERGS), , Neiva Bergolin (Diretora da Escola Técnica Estadual Celeiro - ETEC), juntamente com seus professores e alunos, bem como a comunidade trêspassense e regional.

A abertura do evento foi realizada pela professora Drª. Danni Maisa Silva, coordenadora do Curso de Agronomia, a qual fez uma apresentação da Unidade, destacando os cursos oferecidos – Bacharelados em Agronomia e Gestão Ambiental, Especializações em Gestão e Sustentabilidade Ambiental e Manejo Sustentável do solo, com aproximadamente 300 alunos, 11 professores doutores, 6 funcionários e 2 estagiários, projetos de pesquisa e extensão, que têm oportunizado a vinda de bolsas para os alunos e um retorno financeiro significativo para a região, contribuindo assim para Missão da Uergs no desenvolvimento regional.

Logo após, foi formada a mesa das autoridades presentes com o pronunciamento destas. O Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Professor Doutor Leonardo Beroldt, deu ênfase ao reconhecimento da importância do conhecimento para a sociedade que estamos vivendo, bem como destacou o papel fundamental do “enraizamento” da Uergs no município e região, cooperando para a economia e desenvolvimento do Estado. Mencionando que apesar da Uergs ter completado apenas 18 anos de sua fundação alcança índices de qualidade muito positivos e que acredita que com o apoio da Frente Parlamentar esta continuará avançando.

Todas as autoridades que se manifestaram reforçaram a importância da Uergs para o desenvolvimento regional e reiteraram seu apoio à instituição, em especial, foi destacado pelo Vice-Prefeito Municipal Jorge Dickel e pelo Presidente da Câmara de Vereadores Vereador Vinicius o comprometimento da atual Gestão Municipal com as demandas da Universidade. Além disso, Prefeito Everaldo, Presidente da AMUELEIRO, e Vereador Arlei, Presidente da ACAMRECE, em nome dos 21 municípios da região, reforçaram o apoio destas entidades na busca de recursos para a ampliação da estrutura da universidade. A Diretora Regional Professora Doutora Arisa,  ao mesmo tempo que agradeceu a presença e apoio de todos, parabenizou a unidade em Três Passos por todas as conquistas e reforçou que todos os avanços obtidos ao longo dos anos são resultantes de um esforço conjunto da região e que é nessa direção que se precisa continuar avançando.

Texto: UERGS