DADOS PRELIMINARES SÃO APRESENTADOS PELO IBGE DE TRÊS PASSOS

por Câmara publicado 14/03/2023 15h48, última modificação 14/03/2023 15h48
Na manhã dessa terça-feira (14), foi realizada a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE representado pelo Chefe da Agência de Três Passos, Sr. Willian Matheus Heineck.

Foram relembradas as reuniões de 2020 e de 2022, realizadas antes do início da coleta, as quais na época foram apresentas as formas que o IBGE realizaria a coleta do Censo Demográfico, respeitando as normas técnicas, data de referência e logísticas de pesquisa. Nestas reuniões a comunidade do município, através de seus representantes, foi inserida como parceira no processo, garantindo a transparência do trabalho e o apoio dos membros da reunião.

Os dados apresentados na reunião são preliminares, podendo ter pequenas alterações em função da imputação de dados até a divulgação dos números oficiais do IBGE.

DADOS PRELIMINARES: DOMICÍLIOS

Domicílios residenciais recenseados em 2010: 8.572

Domicílios residenciais apurados em 2022:

-Particulares Permanentes Ocupados - total (coleta presencial, internet e telefone) 9.956

-Particulares Permanentes Ocupados - entrevistados (coleta presencial, internet e telefone): 9.808

-Particulares Permanentes Ocupados - sem entrevista realizada (morador ausente, recusa, agendado, internet sem entrevista etc.): 148

-Particulares Improvisados Ocupados entrevistados: 6

-Particulares Permanentes Vagos: 883

-Particulares Permanentes de Uso ocasional: 371

-Coletivos com morador: 6

-Coletivos sem morador: 0

-Total de domicílios: 11.222

DADOS PRELIMINARES: POPULAÇÃO

*População recenseada – total:

2010: 23.965

2022: 25.082

*Média de moradores por domicílio – total:

2010: 2,75

2022: 2,51

*Média de moradores por domicílio – urbano:

2010: 2,71

2022: 2,49

*Média de moradores por domicílio – rural:

2010: 2,93

2022: 2,61

População preliminar do Censo Demográfico 2022 (Divulgados ao Tribunal de Contas da União – TCU): 25.467

Conforme informado, durante os trabalhos do censo no município, as informações coletadas passam pela análise detalhada das Superintendências Estaduais e outras áreas do IBGE, por meio de relatórios, indicadores gerenciais, dentre outros dados, que possam indicar a necessidade de ajustes pontuais.

Foram apresentados vídeos demonstrando o trabalho de supervisão realizado no SIGC, tendo como exemplo um setor urbano, no qual foi possível a visualização de todos os pontos de GPS coletados nos domicílios do setor, além do deslocamento do recenseador, através da linha contínua de deslocamento formada pelo GPS do DMC.

Foi explicado ainda, todo o processo de coleta de questionários, das inúmeras visitas que são realizadas aos domicílios, o trabalho de supervisão de campo e de todas as possibilidades que o IBGE fornece ao cidadão para responder ao questionário além da entrevista presencial, ligação telefônica, aplicativos de conversa, questionário por internet. Citado também o 137 como mais um canal de acesso ao IBGE e toda a divulgação do Censo na mídia, que ocorreu ao logo de todos os meses de trabalho.

Estiveram presentes na reunião, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Passos Sr. Erhardt Hepp, o vereador Ingomar Sandtner, as servidoras da Câmara Municipal Jaiana Novais e Carine Hartmann Jahn, o Poder Executivo Municipal e demais servidores do município.