EMATER APRESENTA OS RESULTADOS DE ATIVIDADES DO ANO DE 2019 NO ESPAÇO DA TRIBUNA POPULAR

por Cristiane — publicado 26/11/2019 14h40, última modificação 26/11/2019 14h40

 

O espaço da Tribuna Popular também foi utilizado pelo chefe da Emater, Kelvis Rauber, na sessão ordinária realizada na segunda-feira, 25 de novembro, que apresentou o relatório de atividades da entidade e falou sobre os jogos rurais Sol a Sol.

Kelvis declarou que a Emater é uma entidade privada e que trabalha com convênios, sendo que o Estado é maior parceiro.

Apesar de toda dificuldade enfrentada é preciso buscar forças e motivação para desemprenhar bem o trabalho para não comprometer o principal objetivo que é o apoio ao pequeno produtor rural.

O Escritório da Emater de Três Passos conta com uma equipe de três servidores, e todo o atendimento prestado, como visitas e reuniões são cadastradas em um sistema de planejamento.

No período de janeiro a outubro de 2019 foram atendidas 629 famílias, 967 pessoas sendo 6.762 com repetição.

Kelvis destacou a importância dos informativos conjunturais onde são repassados dados produtivos do município para o governo do estado

A Emater trabalha com alguns programas como, o Programa Nacional de Crédito Fundiário e o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

Algumas áreas são elencadas como prioritárias que é o caso da bovinocultura de Leite, onde foram atendidos 152 produtores com um total de 6.726.000 (seis milhões, setecentos e vinte e seis mil    litros de leite).

Também se trabalha com o manejo a base de pasto, melhoria da qualidade do leite, implantação e manejo de forrageiras, criação da terneira e novilha e gerenciamento da atividade leiteira.

Os resultados alcançados foram o aumento da área destinada a pastagens permanente; diminuição da penosidade do trabalho; melhoria no processo de gestão das propriedades; melhoria genética do rebanho e redução de custo de produção.

Segurança e soberania alimentar também é o foco da Emater onde os resultados alcançados são aumento da produção para auto consumo(quantidade e diversidade); aumento no número de famílias inseridas a mercados destinadas a comercialização(vários tipos de mercados); famílias partindo para uma transição agroecológico; elevação no número das famílias envolvidas nas trocas de sementes/mudas(gênero homem/mulher/jovem);

Kelvis destacou também sobre os trabalhos realizados com as Escolas, com as merendeiras e principalmente com os alunos sobre conscientização de uma alimentação saudável.

Jogos Rurais Sol a Sol

Dentre os eventos que a Emater promove, o destaque é a retomada dos Jogos Rurais Sol a Sol , sendo que a 4ª edição foi realizada na linha Turvo, e contou com a participação de mais de 600 pessoas. A próxima edição está programada para ser realizada Distrito da Floresta no dia 14 de março de 2020.

Confira o relatório com os dados apresentados AQUI