FORMATURA DOS ALUNOS NO PROGRAMA PATRULHEIRO AMBIENTAL MIRIM DE TRÊS PASSOS

por Câmara publicado 16/10/2023 18h24, última modificação 16/10/2023 18h24
Na noite de 10 de Outubro, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar realizou a solenidade de formatura dos alunos do programa Patrulheiro Ambiental Mirim, formando 34 novos Patrulheiros Ambientais no município de Três Passos, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho.

Na oportunidade os formandos prestaram juramento, sendo entregue ainda, os prêmios aos alunos que se destacaram na elaboração de uma redação com o tema meio ambiente. O “Ambientalito” também marcou presença no evento e abrilhantou esse momento tão significativo para as crianças.

Conforme a Brigada Militar, os objetivos gerais do programa são:

O Patrulheiro Ambiental Mirim tem como objetivo sensibilizar o público-alvo para adoção de um comportamento preventivo, a partir da sua realidade social, onde possa praticar atitudes que contribuam para o desenvolvimento de ações de preservação do meio ambiente, auxiliando na melhoria da qualidade de vida da sociedade rio-grandense. Tem abrangência de crianças do 5º ano (11 a 14 anos). A execução do programa promoverá a consciência ambiental para a resolução de futuros problemas ambientais na comunidade local.

Os Objetivos Específicos são:

1) Inclusão social das crianças e pré-adolescentes envolvidos no programa através de ações culturais educativas e de lazeres voltados à consciência ambiental;

2) Desenvolvimento didático de temas relacionados à educação ambiental não-formal de forma interdisciplinar;

3) Sensibilização e motivação desses participantes a refletirem sobre as questões ambientais presentes e futuras;

4) Possibilitar a participação voluntária em atividades de proteção do meio ambiente favorecendo as crianças e/ou adolescentes o desenvolvimento de autoestima e o surgimento de uma melhor qualidade de vida.

Estiveram presentes na solenidade o Comandante Ambiental da Brigada Militar, Tenente Coronel QOEM Rodrigo Gonçalves dos Santos; o Comandante do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Tenente Coronel QOEM Marcelo Scapini Rovani; Presidente do Legislativo, Diego Maciel; Vice-Prefeito Rodrigo Alencar Bohn Glinke; Secretária Municipal de Meio Ambiente, Glaciela Cristina Rodrigues da Silva Scherer; familiares, demais autoridades, professores e colegas.