HEPATITE E FEIRA DA SAÚDE BUCAL FORAM TEMAS DA TRIBUNA POPULAR

por camaratp — publicado 08/10/2019 09h50, última modificação 08/10/2019 09h50

No espaço da Tribuna Popular a presidente do Interact, Maria Clara, falou sobre o projeto de conscientização para a prevenção da Hepatite.

Hepatite é qualquer doença de degeneração do fígado, sendo as mais frequentes tipo A, B e C, consumo de álcool, substancias toxicas e remédios.

Maria Clara, informou que os dados levantados pelo Interact é que  em Três Passos existem 50 casos diagnosticados. Esse número é baixo tendo em vista que  os sintomas da doença são pouco perceptíveis.

No dia 25 de outubro será realizado o evento de conscientização na praça Reneu Geraldino Mertz, onde o Interact fará a parte de divulgação e conscientização da doença, falando sobre as causas e sintomas e a secretaria municipal de saúde ficaria responsável pelos testes rápidos.

Também no espaço da Tribuna Popular tivemos a presença da dentista, Janaina Sarri, representando as Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família de Três Passos, convidando para a  1ª Feira da Saúde Bucal de Três Passos que será realizada de 15 a 18 de outubro de 2019, nas dependências do Pavilhão A da Feicap, das 8h até as 11h30min e das 13h30min até as 16h30min.

O objetivo principal desse evento é promover atividades de educação em saúde bucal para os escolas do nosso município, em parceria com o Programa Saúde na Escola. Além disso, Janaina destacou que também querem conscientizar a população alvo sobre o autocuidado em saúde bucal e levar informações sobre a odontologia pública de uma maneira lúdica, divertida, prática e interativa.

Deram entrada na Câmara e foram lidos na os seguintes projetos de lei:

PROJETO DE LEI Nº 82/19 – Declara de utilidade pública a Associação Missionária de Beneficência, voltada ao trabalho de acompanhamento de ações de Instituto de Longa Permanência do Idoso.

PROJETO DE LEI Nº 83/19 – Autoriza o Poder Executivo a proceder na alienação onerosa de bens móveis, por meio de leilão. Os bens constam em uma relação anexo ao projeto, sendo vários veículos, um gerador de energia, material hospitalar e móveis em geral.

PROJETO DE LEI Nº 84/19 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder na contratação emergencial de um profissional psicólogo, para atuar junto à Unidade de Saúde Prisional, com carga horária mensal de cem horas, tendo em vista que a profissional contratada pelo Estado foi remanejada para outro setor.

PROJETO DE LEI Nº 85/19 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder na contratação emergencial de um profissional assistente social para atuar também junto à Unidade de Saúde Prisional, por cem horas mensais, pelo mesmo motivo do projeto anterior.

Foi votado e aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 08/19 - Altera o art. 171, do Código Tributário Municipal, lei complementar nº 01, que dispõe sobre o calçamento comunitário. De acordo com a sugestão dos vereadores, que é acatada por meio do presente projeto de lei, além de fornecer o material (pedras e terra) e as máquinas (terraplanagem), o que já ocorre hoje, o município passará a fornecer o meio-fio, tudo no intuito de diminuir os custos para os moradores, e promover a melhorar da infraestrutura local em maior escala, com o apoio direto da população.

Usaram o espaço do Grande Expediente os vereadores: Willian Heineck - Tocha , Jair Locatelli, Rosani Nascimento, Vinicius Araujo, Edivan Baron e Arlei Tomazoni

Confira AQUI

Confira os projetos aqui: https://sapl.trespassos.rs.leg.br/sessao/pauta-sessao/319

INDICAÇÕES: sugerindo ao Executivo Municipal a adoção das seguintes medidas:

- a instalação de uma academia ao ar livre na localidade de Lajeado das Quedas, na área da antiga escola;

- que seja estendida a rede de água administrada pela Associação da Água Floresta 2 para mais alguns moradores.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS: para que a Administração Municipal realize o reperfilamento ou uma operação tapa-buracos nas Ruas Almirante Tamandaré e Vital Brasil, trecho compreendido entre o Restaurante Paladar, passando pela Creche Lápis de Cor em direção à APAE, passando também defronte às capelas mortuárias.

PROJETO VEREADOR MIRIM

A Câmara, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lançou o desafio aos alunos da rede municipal de ensino, através do projeto “Vereador Mirim”, com a temática: O que eu sonho para o meu município? Projeto este, já existente no executivo, denominado “Prefeito Mirim”.

HOJE, dia 08 de outubro, às 19h serão empossados e participarão de uma Sessão Especial os vereadores mirins dos anos iniciais, e amanhã,  dia 09 de outubro, quarta-feira,às 19 h,  os alunos dos anos finais.

Convidamos a todos para acompanhar a transmissão da sessão dos vereadores mirins pelo facebook da Câmara ou  da rádio difusora.