HOMENAGEM AOS 65 ANOS DO CTG MISSIONEIRO DOS PAMPAS

por Câmara publicado 14/09/2023 11h20, última modificação 14/09/2023 11h20
A Câmara de Vereadores, realizou na noite de ontem (13), a 4ª Sessão Solene de 2023, com a entrega de Título de Honra ao Mérito do Poder Legislativo de Três Passos/RS, em homenagem aos 65 anos de história do CTG Missioneiro dos Pampas, conforme promulgado pela Resolução de Mesa nº 31, de 4 de Setembro de 2023.

A Câmara de Vereadores, realizou na noite de ontem (13), a 4ª Sessão Solene de 2023, com a entrega de Título de Honra ao Mérito do Poder Legislativo de Três Passos/RS, em homenagem aos 65 anos de história do CTG Missioneiro dos Pampas, conforme promulgado pela Resolução de Mesa nº 31, de 4 de Setembro de 2023.

Estiveram presentes na sessão solene o Presidente do Poder Legislativo, Diego Maciel, os vereadores: Edivan Baron, Gilmar Maier, Ingomar Sandtner, Jair Locatelli, João Boll, Luis da Silva, Nader Umar e Paulinho Sattler, o patrão do CTG Giovani Rodrigo Diemer, a 2ª Prenda Adulta Cristina Kunzler Diemer, 1ª Prenda Juvenil Laura Schweigert Braseiro e 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch, integrantes do CTG Missioneiro dos Pampas e imprensa local.

 

 

*Breve histórico do CTG Missioneiro dos Pampas:

Aos 11 dias do mês de agosto do ano de 1958, em local particular, reuniram-se alguns gaúchos com o intuito de fundar um Centro de Tradições. Neste momento foi escolhido o nome da entidade: “CTG Missioneiro dos Pampas”. 

Procedeu-se a eleição, por aclamação da diretoria provisória: 

    • Gentil José dos Reis - Patrão; 

    • Pantaleão P. Filho - Vice-patrão; 

    • Nair Reis- Sota-capataz; 

    • Luiz Garbinatto Neto - Xiru das falas; 

    • Adir Grolli - Diretor artístico; 

    • Feliciano J. de Andrade - Conselho de Vaqueanos.

 

No decorrer dos anos assumiram vários Patrões, sendo eles:

    • Pantaleão Pereira Bordo;

    • Feliciano J. de Andrade (cargo interino);

    • João Eurides Assunção;

    • Luiz Eugenio dos Santos;

    • Altamiro Campos dos Santos;

    • João Carlos Martins Diniz;

    • João Ilgenfritz;

    • Adão Rodrigues da Rosa;

    • Altamiro Campos dos Santos;

    • Rubens Palmeiro Fortes;

    • Jorge da Ros;

    • Francisco José Lussani  (cargo interino);

    • Cergio Valentim Purolnick;

    • Gentil Stefani Costa;

    • Altamiro Inácio de Araújo;

    • Jandir Afonso Sachett;

    • Delmar Scapini;

    • A primeira mulher Patroa assumiu no ano 2002, sendo ela a Senhora Carmem Ottonelli Maicá, permanecendo no cargo até 2006;

    • André Lucini;

    • Aldir Mauro Huber;

    • Patroa Luciana Rolim;

    • Celso Wagner Scheer;

    • Laerte Volino;

    • No ano de 2022, assume como Patrão Giovani Rodrigo Diemer, sendo o atual Patrão do CTG.

 

Em 10 de dezembro de 1990 inaugurou-se a nova sede do CTG.

Entre o período de 1998 a 2000 o Peão Israel Dressler Sachett consagra-se Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, trazendo para o CTG Missioneiro dos Pampas o Entrevero de Peões Estadual.

A história da Biblioteca Roberto Araújo junto ao CTG iniciou-se em 2002, sendo idealizada pela senhora Carmen Maicá. A criação de uma biblioteca tradicionalista tinha por finalidade atender as escolas da rede pública e privada e destinava-se a realização de pesquisas referentes à cultura gaúcha, sendo também suporte para o desenvolvimento de projetos das Gestões de Prendas e Peões da área de abrangência da 20ª Região Tradicionalista, uma vez que não existia nenhuma biblioteca com estas características na região.

Após muito empenho para viabilizar sua criação, a Biblioteca é inaugurada no dia 12 de março de 2005.

Dezessete anos mais tarde, a 1ª Prenda Juvenil da Entidade, Laura Schweigert Braseiro, lançou um Projeto de revitalização da biblioteca, “Revivendo e Florescendo sonhos: Histórico e Projeto de Revitalização da Biblioteca Roberto Araujo”. 

No ano de 2018, o CTG Missioneiro dos Pampas teve a Primeira Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, Cristina Kunzler Diemer.

O CTG participa das Cirandas Culturais de Prendas há mais de 10 anos, tendo garantido várias representantes nas Gestões Regionais de Prendas.

A cada ano é realizada a Ciranda e o Entrevero Cultural de fase interna da entidade, sendo que as primeiras e os primeiros colocados podem representar o CTG na Ciranda de fase Regional. A Ciranda e Entrevero internos formam a Gestão de Prendas e Peões, nas categorias: adulta, juvenil, mirim, dente-de-leite, bonequinha, peão, guri, piá e piazito.

No ano de 2022, a Prenda Thauany Kaliandra dos Reis representou o CTG Missioneiro dos Pampas na 51ª Ciranda Cultural de Prendas, na fase Estadual na cidade de Bagé, por ser a 1ª Prenda da 20ª Região Tradicionalista, fazendo parte da Gestão Regional junto com a Prendinha Carolina Becker da Silva na categoria Dente-de-leite.

Em junho de 2022 as Prendas do CTG participaram na cidade de Santo Augusto da 52ª Ciranda Cultural de Prendas na fase regional, em que a 1ª Prenda Cristina Kunzler Diemer, a 1ª Prenda Juvenil Laura Schweigert Braseiro e a 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch, representaram a entidade. Neste importante evento conquistaram o Título de 1ª Prenda Juvenil Laura Schweigert Braseiro e a 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch da 20ª Região Tradicionalista (RT), trazendo para Três Passos o direito de sediar a próxima Ciranda Cultural de Prendas em 2023.

O CTG Missioneiro dos Pampas, está localizado atualmente na Rua Campos Salles, nº 444, no Bairro Érico Veríssimo em Três Passos, estando vinculado a 20ª Região Tradicionalista, e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O CTG possui diversos Departamentos:


DEPARTAMENTO CULTURAL:

- Gestão de Prendas e Peões;

- Participação em cursos promovidos pela 20ª RT e pelo MTG; 

- Participação em Cirandas e Entreveros Culturais de Prendas e Peões a nível Regional e Estadual;

- Promoção de palestras de cunho cultural, histórico e social;

- Promoção de oficinas (nós de lenço, indumentária, cabelo);

- Promoção de oficinas de brinquedos folclóricos com uso de material reciclável;

- Organização de campanhas sociais na comunidade. “Projeto Doe um brinquedo faça uma criança feliz”;

- Campanha do agasalho e alimentos não perecíveis;

- Coral “Vozes Missioneiras”;

  - Entre outros projetos desenvolvidos.

O Projeto: “Doe um brinquedo faça uma crianças feliz”, teve como alguns dos objetivos, a mobilização da comunidade na coleta de brinquedos e livros . Além das entregas desses presentes, foram organizados pela comunidade do CTG, a doação de  mais de 3000 bolachas pintadas, distribuídas em 200 vidros, todos eles decorados. 

No ano de 2021 foi desenvolvido o Projeto de “Oficinas Brinquedos folclóricos, foco na sustentabilidade”, pela 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch, que envolveu as crianças e jovens do CTG na produção de brinquedos folclóricos a partir de materiais recicláveis, contando com a ajudas de algumas mães e avós. 

 

DEPARTAMENTO ARTÍSTICO:

Ensaio e apresentações das invernadas:

- Dente-de-leite, Pré-mirim, Mirim;

- Juvenil; 

- Danças de salão.

As invernadas e a Gestão de Prendas e Peões desenvolvem várias atividades sociais e culturais na comunidade de Três Passos, tanto dentro do CTG, quanto em Escolas, nos asilos, em eventos de outras entidades ou promovidos pela Prefeitura Municipal.

Durante todo ano são realizadas atividades voltadas para a divulgação da história, usos, costumes e tradições dos gaúchos, nos meios de comunicação.

 

DEPARTAMENTO CAMPEIRO:

- Participação e promoção em rodeios, festas campeiras na região e em outras regiões tradicionalistas;

- Participação na FECARS (Festa Campeira do Rio Grande do Sul);

- Treinos de provas campeiras;

- Vaca parada;

- Cuidado com os cavalos;

- Participação em cavalgadas: Romaria dos Beatos Manoel e Adilio, Cavalgada do “Bem”, Cavalgadas Solidárias;

- Condução da Chama Crioula (abertura Semana Farroupilha);

- Trabalho de limpeza e conservação ambiental.

 

DEPARTAMENTO ESPORTES:

- Atualmente se sobressai na entidade a prática do jogo de bocha e truco. Jogo de bocha (bocha campeira e bocha 48);

-Tetarfe (compreende quatro jogos: jogo de moedas, tava que é o jogo de osso, da argola e jogo da ferradura);

- Truco (truco cego, e truco de amostra).

 

O CTG Missioneiro também realiza encontro de músicos tradicionalistas, incentivando novos talentos da casa missioneira.

Realiza ainda, a cada dois anos o Sarau da Prenda Jovem, para apresentar suas meninas/moças para a sociedade três-passense. Além de integração com outras entidades do município e de outras cidades.

Em 2022 o CTG Missioneiro dos Pampas participou da escolha das Soberanas da FEICAP, sendo a escolhida para Soberana, Thauany Kaliandra dos Reis.

No dia 14 de maio de 2022 foi lançado o livro de autoria da 1ª Prenda Cristina Kunzler Diemer: “Prendas e Peões Missioneiros, Uma história de amor, legado e pertencimento”.

Nos dias 16 de julho de 2022 e 15 de julho de 2023, foram realizados o tradicional Café Colonial, sendo servidos mais de 600 fichas para adultos, crianças, adolescentes e a patronagem da entidade, totalizando um público envolvido de 750 pessoas.

No período de 14 a 20 de setembro de cada ano, desenvolve-se a mais importante semana para o gaúcho, a ‘Semana Farroupilha’, onde acontecem várias atividades voltadas para a cultura gaúcha, sendo realizadas atividades como: fandango, noite cultural, visitas nas escolas, festival da canção gaúcha, bingo beneficente, jantares, almoços, cavalgadas, acendimento da chama crioula, mateada, apresentações artísticas, palestras, seminários, oficinas, contação de histórias, entre outros momentos importantes para a propagação e fortalecimento da cultura gaúcha, seus usos e costumes, em nosso município e região.

No ano de 2023, o CTG levou para a cidade de Rio Grande suas Prendas Regionais, onde atingiram um feito histórico, trazendo para a cidade de Três Passos, três títulos inéditos para uma entidade tradicionalista, 2ª Prenda Adulta Cristina Kunzler Diemer, 1ª Prenda Juvenil Laura Schweigert Braseiro e 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch, que participarão da Gestão Estadual 2023/2024.

Com a conquista do cargo de 1ª Prenda da 20ª RT, a Prenda Cristina Diemer, garantiu ao CTG Missioneiro dos Pampas o direito de sediar a 53ª Ciranda Cultural de Prendas e o 35ª Entrevero Cultural de Peões em sua fase Regional, contando com 35 concorrentes em todas as categorias, sendo realizado no Parque da Feicap.

No mês de junho o CTG participou desta fase regional com oito concorrentes, conquistando os cargos: 2ª Prenda Adulta Bianca Cerutti, 2º Peão Farroupilha Rafael Scapini Ribeiro, 1ª Prenda Juvenil Thauany Kaliandra dos Reis, 1º Guri Farroupilha Jean Wolmuth da Silva,          1ª Prenda Mirim Raiany de Freitas, 3º Piá Farroupilha João Victor Melo, Prenda Dente-de-leite Destaque Isabel Maria Gehlen Krumennauer e o Piazito Destaque Kaio Gartner, que farão parte da Gestão Regional 2023/2024. Sendo que os primeiros colocados conquistam o direito de representar a região na fase estadual em maio do próximo ano.

Na ocasião das festividades dos 65 anos do CTG, foi realizada no dia 10 de agosto, as provas escritas, e no dia seguinte teve a montagem das Mostras Folclóricas, a abertura oficial e a despedida da atual Gestão, e no dia 12, foram realizadas as provas campeiras, mostra folclórica e provas artísticas, com o baile de aniversário e do resultado da Ciranda e Entrevero internos.

Seguindo o ano com vários eventos realizados pelo CTG Missioneiro dos Pampas e a 20ª Região Tradicionalista, ocorreu a busca da Chama Crioula na cidade de Cristal, em que os Campeiros percorreram 510 quilômetros para conduzir a chama até Três Passos. A distribuição da mesma foi feita nos dias 07 e 08 de setembro no Parque da Feicap, com a participação dos 29 CTGs que compõem a 20ª RT.

Na Semana Farroupilha além de receber as Escolas municipais, estaduais, particulares, serão realizadas atividades como: Noite Cultural, Bingo Gaudério, almoços, jantares, Apresentações Artísticas, Torneio de Truco, Canastra, Bodoque, oficinas folclóricas, Show artístico com a Família Guedes, Baile com o Grupo musical Os Mirins, Desfile pelas Avenida Júlio de Castilhos, mateada, entre outros momentos de culto às tradições gaúchas em nossa comunidade.

As invernadas artísticas do CTG estão participando do 1º Circuito de Rodeio Artístico da 20ª Região Tradicionalista, sendo que o último encontro será no CTG Missioneiro dos Pampas no mês de outubro, durante o Rodeio Crioulo da Região, em parceria com o CTG, no Parque da FEICAP.

Também no mês de outubro, o CTG sediará o Seminário Estadual das Prendas Mirins e Piás, tendo conquistado este direito mediante a conquista da 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch.

Da mesma forma, a 2ª Prenda Estadual Cristina Kunzler Diemer conquistou o direito de sediar em Três Passos o Seminário Estadual das Prendas no mês de fevereiro.

Assim o CTG Missioneiro dos Pampas torna-se uma referência no tradicionalismo municipal, regional e estadual, sendo fiel ao seu lema “Em qualquer torrão sempre Gaúcho para o orgulho do Rio Grande”.

 

🗣Os vereadores que utilizaram a palavra para homenagear a entidade foram: Paulinho Sattler, João Boll, Ingomar Sandtner, Jair Locatelli, Gilmar Maier, Edivan Baron, Luis da Silva, Nader Umar e Diego Maciel.