INAUGURADO ESPAÇO CULTURAL FETRELI

por Câmara publicado 06/09/2022 15h02, última modificação 06/09/2022 15h02
O Presidente da Câmara Municipal, Edivan Baron, esteve na manhã desta terça-feira, 6 de setembro, prestigiando a inauguração do "Espaço Cultural Fetreli", mesmo local onde há 50 anos foi realizada a 1ª feira, localizada na esquina formada pela Avenida Santos Dumont e Rua Getúlio Vargas, no Centro da cidade, ao lado da Receita Federal.

O Presidente da Câmara Municipal, Edivan Baron, esteve na manhã desta terça-feira, 6 de setembro, prestigiando a inauguração do "Espaço Cultural Fetreli", mesmo local onde há 50 anos foi realizada a 1ª feira, localizada na esquina formada pela Avenida Santos Dumont e Rua Getúlio Vargas, no Centro da cidade, ao lado da Receita Federal. 

O evento contou com a presença do Coordenador do Espaço Cultural da Fetreli, Sr.  Clovis Machado; o Diretor do Colégio Ipiranga Nelson Weber; o Presidente do Grêmio Estudantil Leonardo Uebel; Executivo Municipal, vários escritores, alunos do colégio e a comunidade. 

A 1ª edição da Feira Três-passense do Livro, foi promovida e organizada pelo Grêmio Cívico e Literário Monteiro Lobato, com o apoio da instituição de ensino. Na época o evento aconteceu em um terreno baldio, de chão batido, com estandes de estruturas simples, em madeira bruta, cobertas com lona de caminhão e folhas de palmeira que serviam para amenizar o calor.

A iniciativa teve origem diante da necessidade de melhorar o acesso e a oportunidade de aquisição de obras literárias e técnico-científico lançadas e disponíveis no mercado, com preços acessíveis, além da importância de estimular a leitura, aprimorar a escrita, o conhecimento e a capacitação intelectual de estudantes, mestres e pessoas da comunidade, pois na época, as bibliotecas disponíveis na cidade não conseguiam manter atualizado seu acervo bibliográfico.

Com o tempo, o projeto Feira do Livro passou a usar e consolidar a logomarca FETRELI como uma referência da nossa cultura regional, sendo hoje realizada à 48ª edição (não fosse a Pandemia Covid-19 seria a nº50 este ano). 

No ano que o Colégio Ipiranga chega aos seus 90 anos de atividade educacional e a Feira do Livro completa 50 anos de fundação, há muito o que celebrar: destaca-se a criação da Lei Municipal nº 5.782/22, que declarou a Fetreli - Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Três Passos, cuja matéria foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal. Outra conquista que valoriza a cultura três-passense é a criação do "Espaço Cultural Fetreli", local este que serviu para homenagear 37 escritores com raízes com o município que fruto de seu talento resultaram em mais de 100 obras editadas.

Foram inaugurados ainda, um monumento em homenagem aos 37 escritores e uma Geloteca, que abrigará livros que ficarão a disposição para leitura da comunidade. 

Os autores homenageados são: Adenise Götz, Alan Felipe Marx Blatt, Amanda Dreher, André Giovani de Castro, Anton Roos, Bibiana Quadros, Carlos Bindé Araújo (in memorian), Carlos Rudolfo Kunde, Cristina Diemer, Damiro Volnei Silva, Daniel Feix, Danieli Zanini, Eugênio Alvaro Bohn, Evaldino Schmitt (in memorian), Fabio Brust, Guilherme Osvaldo Janner (in memorian), Hugo Veit, Ivânio Dalagno, Ivo Domingo Vivian, Jacó Beuren (in memorian), Jandir Afonso Sachett, Jorge Bledow, José Antônio Bourscheid, José Orlando Schäfer, Juarez P.Braga Zamberlan, Luciano Zavagna, Luis Gustavo Graffitti, Marcia do Canto, Marcial da Motta Teixeira, Marcos Losekann, Morgana Kretzmann, Nelson Brauwers, Rackel Tambara, Roberto Bordini, Rúbia Tessaro, Vilmar Fontanive, Vinicius Lorenzetti.