MOSTRA INTERIORANA DO CINEMA GAUCHO FOI TEMA DA TRIBUNA POPULAR

por camaratp — publicado 17/09/2019 13h35, última modificação 17/09/2019 13h34
O vereador Vinicius Araujo presidiu a sessão ordinária realizada ontem, 16 de setembro, que contou com a presença no espaço da Tribuna Popular, dos representantes do Movimento Pro-Arte, Elvidia Zamim e Clóvis Machado, que falaram sobre a Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho- Adentro. A mostra visa prestigiar o interior com curtas, longas metragens e filmes produzidos por cineastas gaúchos com a intenção de fazer o interior se identificar nas telas.

A mostra visa prestigiar o interior com curtas, longas metragens e filmes produzidos por cineastas gaúchos com  a intenção de fazer o interior se identificar nas telas.

Clovis destacou que este projeto é mais uma conquista para Três Passos, uma das poucas cidades contempladas para a exibição desta mostra, com filmes genuinamente gaúchos.

O evento acontece de 9 de setembro a 2 de novembro, em sete cidades: Lajeado, Três Passos, Caxias do Sul, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pelotas e Santa Rosa. A entrada é franca.

Em Três Passos o evento começou ontem, dia 16 de setembro, com a exibição do longa Pra ficar na história,  e se estende até o dia 21 de setembro.

PROGRAMAÇÃO:

17/09 8h30min – O último poema

17/09 21h – Rifle

18/09 18h30min - Músicas para quando as luzes se apagam

19/09   8h30min – Morro do céu

20/09 21h - Eles vieram e roubaram sua alma

21/09 18h30min -  Mulher do Pai

Elvidia falou também sobre o Festival de Cinema de Três Passos, que neste ano estará em sua 5ª edição – edição comemorativa e acontece de 05 a 09 de novembro. Destacou que o projeto está sendo construído pela comunidade três-passense, que é um festival diferenciado, com participação de entidades e instituições, voluntariado,
Executivo Municipal, coordenadoria regional de educação,   além de ser apresentado em um cinema de calçada – o Cine Globo, raro no país.

Acesse a página do facebook da Câmara e assista toda a explanação: CamaradeVereadoresdeTrêsPassos

Os vereadores abriram mão do espaço dos discursos.

PROJETOS VOTADOS E APROVADOS POR UNANIMIDADE:

Projeto de Lei 69/19 - Dispõe sobre a reestruturação do plano de classificação de cargos e funções, criação e extinção de cargos, estabelece o plano de pagamento e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 70/19 - Altera a lei municipal 5492/2019, que autorizou a abertura de crédito especial no valor de R$ 138.609,53.

Projeto de Lei Legislativa 15/19 Institui no Município de Três Passos o dia municipal da fibromialgia.

Projeto de Lei Legislativa Nº 17/19 - Denomina rua do município de Três Passos de Dary Schroeder.

Projeto de lei legislativa nº 18/19 - Denomina rua do Município de Três Passos  de Telmar Henkes Reis .

PROJETO QUE DERAM ENTRADA NA CÂMARA E FORMA LIDOS:

PROJETO DE LEI Nº 71/19 – Autoriza o Poder Executivo a firmar convênio de cooperação mútua intermunicipal com os municípios que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/SALVAR 192).

O objetivo é retomar os serviços do Programa Samu/Salvar por meio de convênio, a ser assinado entre os Municípios de Bom Progresso, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Humaitá e Sede Nova.

PROJETO DE LEI Nº 72/19
Autoriza a contratação emergencial de seis condutores de ambulância e seis técnicos em enfermagem, para atuarem junto ao Programa Samu/Salvar.

A carga horária será de 36 horas semanais, o vencimento mensal dos técnicos em enfermagem socorristas será de R$ 1.567,81 e dos profissionais condutores de ambulância será de R$ 1.265,63.

PROJETO DE LEI Nº 73/19
– Autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 6.862,00 no orçamento vigente, para correta contabilização de aquisição de software para relógio ponto biométrico, não prevista quando da elaboração do orçamento para este ano.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVA Nº 19/19
– Institui o “Dia do Ciclista” no Município de Três Passos, a ser celebrado no dia 13 de abril de cada ano.