REALIZADA A 1ª SESSÃO ORDINÁRIA MIRIM DE 2023

por Câmara publicado 10/05/2023 10h08, última modificação 10/05/2023 10h08
Foi realizada nesta terça-feira, 9 de Maio, a 1ª Sessão Ordinária Mirim de 2023, da Câmara Municipal de Três Passos, no plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo por meio da página do Facebook da Câmara de Vereadores e simultaneamente pelo Canal do YouTube.

Foi realizada nesta terça-feira, 9 de Maio, a 1ª Sessão Ordinária Mirim de 2023, da Câmara Municipal de Três Passos, no plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo por meio da página do Facebook da Câmara de Vereadores e simultaneamente pelo Canal do YouTube.

 

A Sessão foi conduzida pela Presidenta Mirim Cibeli Caroline Scheer, com o auxílio da Vice-Presidenta Mirim Ana Luisa Wentz Scheuermann e pela Secretária Mirim Thalita Rakeli Habitzreiter.

 

Acompanhe as proposições protocoladas pelos Vereadores e Vereadoras Mirins:

PROJETOS DE LEIS MIRIM:

▶️ Concurso de redação “Ler e Escrever”, com o objetivo de realizar um concurso de redação, entre os alunos do 5º ao 9º anos do ensino fundamental das escolas da rede pública municipal, com tema da redação de livre escolha, exceto temas de envolvam política e religião, com entrega de certificado e premiação.

Autora: Ana Luisa Wentz Scheuermann

▶️ “Cuidar é Prevenir”, com o objetivo de contratar profissionais, principalmente na área preventiva, como ginecologia, pré-natal; criar convênio com laboratórios de análise clínicas para realização de exames preventivos; diminuir o tempo de espera para o atendimento médico das crianças.

Autora: Larissa Kurz Stacke

▶️ “Segurança nas Escolas”, com o objetivo de fazer com que haja mais segurança e proteção aos alunos das escolas do nosso Município, fazer um convênio com a Secretaria de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de aumentar a segurança dos estudantes.

Autora: Marina Zeni Granetto

▶️ “Conclusão do fechamento da quadra poliesportiva da EMEF Wally Elisa Hartmann e o cercamento da área escolar”, com o objetivo de garantir a segurança dos alunos e professores da escola, além de evitar a entrada de pessoas estranhas nas suas dependências.

Autora: Isadora Pelet Ribeiro

▶️ “Posto de Saúde”, com o objetivo de construir um posto de saúde na localidade de Alto Erval Novo e garantir o acesso à saúde das pessoas da localidade, oferecendo atendimento médico rápido e eficiente, além de serviços de prevenção de doenças e promoção à saúde.

Autora: Isadora Pelet Ribeiro

▶️ “Projeto Mais Livros”, com o objetivo de criar um fundo para aquisição de obras literárias, bem como promover campanhas de doações de livro junto ao comércio local, instituições, ONGs… utilizando os meios de comunicação para a divulgação do projeto; para que as escolas do campo tenham um maior acervo literário.

Autora: Thalita Rakeli Habitzreiter

 

MOÇÃO MIRIM:

▶️“Para a comunidade do Alto Erval Novo”, com o objetivo de expressar gratidão e parabenizar a comunidade do Alto Erval Novo e todas as pessoas envolvidas na organização da XII Agrofeira do Porco e do Leite neste ano.

Autora: Isadora Pelet Ribeiro

 

REQUERIMENTO MIRIM: 

▶️ “Para o Senhor Prefeito Municipal Arlei Luis Toamzoni e ao Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura Osvaldir José Urnau”, com o objetivo de solicitar melhorias no material didático, biblioteca, livros e na internet; essas melhorias são de extrema importância para garantir a qualidade o ensino e formação adequada dos alunos.

Autora: Isadora Pelet Ribeiro

 

INDICAÇÕES MIRINS:

“Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal”, com o objetivo de:

▶️Sugerir que seja feita acessibilidade junto a Escola Ildo Meneghetti, para que os alunos cadeirantes possam se locomover dentro da escola, em especial na rampa de acesso à escola, nas salas de aula a aos banheiros.

▶️Sugere que seja construído uma parada de ônibus em frente a Escola Ildo Meneghetti para que possa acolher todos os alunos, principalmente em dias de chuva e de sol intenso, no momento em que estejam esperando o transporte escolar. 

Autora: Ana Luisa Wentz Scheuermann

▶️Promover a construção de uma pista para caminhadas, e para ciclismo ao longo da Rodovia BR468, entre o trevo principal da cidade e o Bairro de Padre Gonzales. 

▶️Oferecer, no contra turno, a Arteterapia na escola, em forma de oficinas pedagógicas permanentes, onde o aluno escolhe aquela que gostaria de participar (teatro, dança, desenho, música).

Que o município estabeleça um calendário anual visando disponibilizar um container para coleta de lixos que ficam entulhados nos bairros, o que favoreceria o combate à dengue, a chicungunha e a outras doenças. 

Autor: Guilherme Pfitscher Marques dos Santos

▶️ “Transformar o salão da Sociedade de Damas e Cavalheiros Lira, localizado no Baixo Erval Novo em patrimônio cultural e histórico do Município de Três Passos”, pois é o único salão do Município ou talvez da região em que a pista é de molas, na verdade pneu, mas denominado salão de molas, construído no ano de 1952, portanto completando mais de 70 anos de história.

Autora: Sabrina Petersen Gemmer

▶️ “Academia ao ar livre no lado ou próximo à escola Wally Elisa Hartmann”, por se tratar próximo a uma área verde, promovendo a sustentabilidade ambiental e também incentivar as pessoas a fazer atividades físicas regularmente, ajudando a melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.

Autora: Isadora Pelet Ribeiro

▶️ “Lombada (quebra-molas)”, para reduzir a ocorrência de acidentes de trânsito, especialmente no entorno da escola, sendo essa localização da lombada em frente a Escola Wally Elisa Hartmann.

Autora: Isadora Pelet Ribeiro

▶️ “Criação de um programa de preservação e recuperação do Rio Erval Novo”, que é responsável ao abastecimento da comunidade de Três Passos; esse programa se torna essencial para garantir a segurança hídrica e preservar um recurso natural tão importante para vida  e para todos os três-passenses.

Autora: Isadora Pelet Ribeiro

▶️ “Solicitação ao Executivo de um estudo de viabilidade para concretização de uma casa que acolha e abrigue pessoas com deficiência maiores de 18 anos”, que não possuem família para ajudá-los; tal pedido é decorrente da necessidade de ter um espaço a esse público, pois encontramos em nosso município várias pessoas nessa situação.

Autor: Marcos Adriano Dunke

▶️“Solicitação ao Executivo que seja alterado o projeto do IPTU”, para dessa forma possa ser incluído as pessoas com deficiência na isenção do imposto no nosso município.

Autor: Marcos Adriano Dunke

▶️“Ginásio de Esportes na EMEF José de Anchieta, localizada em Bela Vista”, pois o ginásio além dos benefícios à saúde física de crianças e adolescentes, a prática esportiva coopera também com a interação dos alunos, gerando assim a diminuição de problemas sociais.

Autora: Cibeli Caroline Scheer

▶️“Que seja cumprida a promessa referente à separação das turmas multisseriadas da EMEF José de Ancheita de Bela Vista”, visando uma melhor aprendizagem, porque fica muito mais difícil trabalhar o conteúdo com mais de uma série na mesma sala, já que o professor fica sobrecarregado e muitas vezes não consegue sanar todas as dúvidas dos alunos; a separação das turmas irá gerar mais qualidade no ensino.

Autora: Cibeli Caroline Scheer

▶️“Que seja feito um maior desenvolvimento artístico nas escolas do campo”, pois tendo esta atividade extracurricular, seria possível explorar mais a capacidade de cada aluno para que assim cada um consiga se destacar no que é melhor.

Autora: Cibeli Caroline Scheer

 

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS MIRINS:

▶️ “Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal”, com o objetivo de cobrir parte do pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ildo Meneghetti, pois é uma das escolas que tem mais alunos na Rede Municipal de Ensino, e tem um espaço físico de pátio muito pequeno para a demanda de alunos que tem..

Autor: Guilherme Pfitscher Marques dos Santos

▶️“Instalação de quebra-molas ou placas de advertência” na frente da Escola Wally Elisa Hartmann”, pois agora tem o calçamento e os motoristas andam muito rápido, o que é um perigo aos alunos; então solicito alguma forma de tentar reduzir a velocidade dos veículos que trafegam no local.

Autora: Sabrina Petersen Gemmer

 

 

 

*** EXPLICAÇÕES PESSOAIS***

O espaço das Explicações Pessoais foi ocupado pelos Vereadores e Vereadoras Mirins: Vitória Wommer, Eloisa Ruwer Eckhardt, Cibeli Caroline Scheer, Guilherme Pfitscher Marques Dos Santos, Marcos Adriano Dumke, Sabrina Petersen Gemmer, Isadora Pelet Ribeiro, Marina Zeni Granetto, Ana Luisa Wentz Scheuermann, Thalita Rakeli Habitzreiter e Larissa Kurz Stacke. 

 

 

Você poderá acessar novamente a sessão em: https://sapl.trespassos.rs.leg.br/sessao/511