Secretário de Transportes fez uso da Tribuna Popular

por camaratp — publicado 14/02/2017 10h30, última modificação 14/02/2017 10h29
Na sessão plenária ordinária do dia 13 de fevereiro, sob a presidência do vereador Edivan Baron, o Secretário Municipal de Transportes Alcione Cezar dos Santos fez uso da Tribuna Popular e falou sobre a programação de trabalhos da Secretaria para a presente gestão.

Cezar ressaltou que o nosso município, com uma extensão de 275km², possui mais de 500km em estradas no interior.

Falou sobre o Programa Pró-Interior – PPI, que visa planejar e organizar os trabalhos no Parque de Máquinas por meio de reuniões a serem realizadas em cada localidade do interior do nosso município, objetivando ouvir os munícipes quanto às suas reivindicações e sugestões dos problemas, tais como o alargamento das estradas, a abertura de desaguadouros para o escoamento da água das chuvas, a diminuição do tempo de deslocamento do operador de máquinas e colocação de tubos de drenagem,

Acrescentou que o orçamento da Secretaria Municipal de Transportes é de R$ 2.927.000,00 e metade deste valor é gasto com a folha de pagamento de 70 funcionários da pasta.

Destacou que existem quatro equipes de trabalho no Parque de Máquinas: a equipe fixa que vai até a localidade e somente sai de lá até finalizar o serviço; a equipe rotativa, que atua de acordo com a necessidade e trabalha com encascalhamento e alargamento de estradas; a equipe da cidade e a equipe de pontes e bueiros.

Foram lidos na sessão dois projetos de lei:

- Projeto de lei nº 5/17 – Dispõe sobre a criação do Sistema Único de Assistência Social.

- Projeto de lei nº 6/17 – Dispõe sobre a diminuição de 40 para 20h semanais a carga horária do profissional topógrafo a ser contratado emergencialmente pela Prefeitura Municipal.

Acesse na íntegra os projetos aqui

Estes projetos foram baixados para as Comissões Permanentes, onde serão analisados, e poderão ser votados na próxima sessão.

Confira  o pronunciamento dos vereadores aqui.br

Foram solicitadas à Administração Municipal as seguintes providências e informações:

- a utilização do poço artesiano pelas pessoas da comunidade de Linha Árvore Seca, o qual está sendo usado também pela comunidade de Linha Floresta;

- instalação de cerca de contenção no entorno do lago do Parque do Lago Frei Ivo;

- a viabilização, por parte da Secretaria Municipal da Agricultura, da vacina da febre aftosa aos produtores rurais com até 10 (dez) animais por propriedade;

- para que a Secretaria Municipal da Agricultura priorize no ano de 2017 a formatação e viabilização do projeto Casa Familiar Rural;

- quais as despesas mensais da UPA dos últimos dos 12 meses, bem como dos postos de saúde e respectivos atendimentos.

Também foi encaminhado ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres, para encaminhamento de manifestação contrária da Câmara com relação à implantação de praças de pedágio na BR386.

A solenidade de entrega de viaturas para o Instituto Geral de Perícias – IGP aconteceu ontem, 13 de fevereiro, em Porto Alegre.

Apesar de a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de Porto Alegre, em contato telefônico, ter repassado a informação à Câmara de Vereadores no sentido de que o Posto Médico-Legal de Três Passos receberia uma nova viatura, o Diretor-Regional do IGP, posteriormente, repassou a informação ao técnico local do Posto Médico-Legal de que Três Passos não é prioridade para o repasse de viaturas, e, portanto, a nossa cidade não receberá veículo novo.

Os vereadores continuarão trabalhando no sentido de reivindicar melhorias na sede do Posto Médico-Legal de Três Passos e no envio de uma nova viatura, para que haja uma melhor estrutura no atendimento das necropsias e demais trabalhos realizados pelo Posto em Três Passos.

Audiência Pública: para avaliação do cumprimento das metas fiscais previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, referente ao 3º quadrimestre de 2016 (meses de setembro a dezembro).

Será no dia 23 de fevereiro, às 17h, com a presença da Secretária Municipal de Finanças Mara Quinoth Both, que falará sobre os riscos capazes de afetar as finanças públicas e o nível de endividamento do Município.