SESSÃO DESCENTRALIZADA - Bairros Érico Veríssimo e Santa Inês

por camaratp — publicado 26/06/2018 10h55, última modificação 26/06/2018 10h55
A Câmara de Vereadores de Três Passos realizou ontem, dia 25 de junho, as 20h a SESSÃO DESCENTRALIZADA dos Bairros Érico Veríssimo e Santa Inês.

A Câmara de Vereadores de Três Passos realizou ontem, dia 25 de junho, as 20h a SESSÃO DESCENTRALIZADA dos Bairros Érico Verissimo e Santa Inês.

Cinco projetos de lei deram entrada na Câmara e foram lidos:

PROJETO DE LEI Nº 36/18– Declara área especial de interesse social o Loteamento Emancipar, localizado no Bairro Sulserra, no qual residem cinquenta famílias com fragilidade e vulnerabilidade social. O objetivo do projeto é promover a inclusão nos programas sociais dos Governos Estadual e Federal.

PROJETO DE LEI Nº 37/18– Autoriza a contratação emergencial de um engenheiro civil, com carga horária de 20 horas semanais e padrão remuneratório 10, em função da recente vacância de um dos cargos de engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Viação.

PROJETO DE LEI Nº 38/18– Autoriza a contratação emergencial de um profissional médico veterinário, com carga horária semanal de 20 horas e padrão remuneratório 10, para atuar na inspeção veterinária de abatedouros municipais.

PROJETO DE LEI Nº 39/18– Altera a lei municipal nº 5.354, de 12 de junho de 2018, a qual autorizou a contratação emergencial de um médico para atuar junto ao CAPS, no sentido de alterar a carga de horária de 40 para 20 horas semanais, bem como padrão remuneratório de 12 para 10, conforme as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde e do CAPS.

PROJETO DE LEI Nº 40/18– Autoriza a contratação emergencial de um profissional educador físico para atuar junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com carga horária semanal de 20 horas, conforme solicitação da Secretaria Municipal de Assistência Social. O foco do trabalho deve ser a promoção da educação popular, ligadas às atividades.

A Sessão Descentralizada tem como objetivo a aproximação do Legislativo com a comunidade, desta forma representantes dos Bairros Santa Inês e Érico Verissimo se fizeram presentes utilizando o espaço da Tribuna, trazendo suas sugestões e reivindicações:

 Mastrangelo Lanzanova, diretor da UERGS de Três Passosdestacou que no dia 14 de maio foi inaugurada a sede nova da instituição da qual Câmara de Três Passos sempre foi parceira para as ações que resultaram na aquisição do prédio.

Registrou que vários estudantes do bairro, da cidade e região frequentam todos os dias a universidade, somando um total de 300 alunos, destacando-se entre as maiores do Estado.

Lembrou que nos dias de chuva tanto no entorno da universidade como na Escola Érico Verissimo fica perigoso e solicitou auxilio para um estudo de melhorias nesta questão.

Finalizando disse que a Universidade está de portas abertas para a comunidade a fim de auxiliar dentro de suas atividades.

Margarete Schweigert, diretora da Escola Érico Verissimo, destacou que os Bairros Santa Inês e Érico Verissimo são privilegiados por ter várias instituições de ensino.

Lembrou que a escola completará no dia 04 de julho 55 anos. Em 1963, inicialmente instalada nos fundos da Igreja Católica, foi criada para atender os trabalhadores para que estes pudessem estudar a noite.

Em 1985 a escola ofereceu o primeiro curso de ensino médio gratuito, já em 1995 iniciou o ensino profissionalizante. Reforçou que há 23 anos estão formando professores. 

Com mais de mil alunos, do ensino infantil ao ensino médio, disse que todo ano formam de120 a 130 alunos. Mais de 70 alunos ingressam em cursos superiores com destaque para as universidades públicas, em 2017 foram 25 alunos que passaram em universidades gratuitas.

Destacou que todos os resultados desta escola não vem somente dos professores, mas sim da parceria com os alunos e a comunidade.

Egon Schlemer, presidente do Bairro Santa Inês lembrou que o Bairro possui em sua localização o Bosque Vila Real considerado o pulmão de Três Passos, por possuir muita área verde e vertentes de água.

Solicitou o apoio do Poder Legislativo para concretizar um projeto existente que prevê a rearborização do bosque com o plantio de 1800 árvores nativas, pois até o momento somente foram replantadas 14 árvores pelos moradores do bairro. O referido projeto prevê ainda diversas melhorias no bosque como passeios para caminhadas e trilhas.

Solicitou melhorias e reparos em várias ruas do bairro que necessitam de tapas buracos além do calçamento em duas ruas movimentadas, inclusive por transporte escolar. 

Solicitou auxilio para melhorias do Ginásio que foi construído com repasses federais e até hoje não conseguiu ser concluído.

Abordou sua preocupação na falta de um refúgio junto ao acostamento na BR 468 entre as lombadas eletrônicas instaladas nas proximidades do seminário e também a necessidade de se tomar uma medida em relação as pessoas que estão instaladas na proximidade da BR área de domínio do DNIT, onde deveria existir uma perimetral.

Finalizou elogiando muito a comunidade do Bairro Santa Inês que sempre auxilia em tudo que precisa.

Helio Heberaht , presidente do Bairro Érico Verissimo trouxe várias reinvindicações dos morados do bairro como calçamentos em ruas e reperfilamentos. Em relação ao recolhimento de entulhos que é feito 1 vez por ano no bairro, solicitou, se possível, maior frequência para atender a demanda do bairro. 

Solicitou que as ruas do bairro e da cidade tivessem identificação facilitando para que os visitantes da nossa cidade se localizem. Também pediu identificação de qual rua é preferencial evitando muitos acidentes.

Finalizando destacou a união do bairro e disse que foram investidos mais de 100 mil reais em melhorias no salão. 

A Câmara Municipal de Três Passos encaminhará estas reinvindicações aos órgãos competentes e agradece a comunidade que participou da Sessão numa noite fria de tempo instável, demostrando sua preocupação com o desenvolvimento do seu bairro e contribuindo com a democracia participativa.