Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito Homenageada: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS

por Câmara publicado 12/05/2022 14h40, última modificação 12/05/2022 14h40
Foi realizada no dia 11 de Maio de 2022, a 1ª Sessão Solene de 2022, de homenagens a cidadãos e entidades Trespassenses, que por motivos relevantes, se tornaram merecedores e merecedoras do reconhecimento do parlamento desta cidade.

Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito

Homenageada: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS foi homenageada pelo vereador Diego Maciel.

A UERGS, foi inicialmente instalada no município de Bom Progresso no ano de 2002, com a denominação de “Unidade Celeiro”, a fim de auxiliar no desenvolvimento regional sustentável, que é predominantemente agrícola, oferecendo ensino superior público, gratuito e de qualidade aos munícipes. Em agosto de 2006 houve a transferência da unidade para o município de Três Passos, que atualmente está localizada na Rua Cipriano Barata, 211, Bairro Érico Veríssimo, em instalações próprias, em um lote de 1.272m² doado pelo poder público municipal.

Atualmente, a Unidade em Três Passos possui 11 professores, todos doutores, além de 5 funcionários, 2 estagiários, e uma agente de limpeza terceirizada.

Na unidade são ministrados dois cursos de graduação, Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Gestão Ambiental, totalizando cerca de 250 alunos oriundos de mais de 40 municípios do RS e de 6 estados do Brasil.

Muito além das atividades de ensino, a Unidade da UERGS em Três Passos possui forte atuação em pesquisa e extensão com a aprovação de projetos e a concessão de bolsas INICIE/UERGS, CNPq e FAPERGS.

Além dos cursos ofertados, a UERGS Três Passos promove desde 2015, o Simpósio Regional de Agronomia e Gestão Ambiental, que reúne alunos, profissionais, docentes, lideranças regionais e representantes políticos e a comunidade regional, com intuito de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Unidade e de trazer profissionais de referência, com expertise nas áreas de interesse da região para apresentarem novidades e repassarem seus conhecimentos através de palestras, oficinas e minicursos que são ofertados durante o evento.

A UERGS Unidade em Três Passos tem uma forte atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Unidade busca valorizar e aproveitar os recursos humanos, estruturais e laboratoriais da instituição, contribuindo assim para o desenvolvimento regional, missão primordial desta Universidade.