Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito - Homenageado: EUCLIDES PEDRO OTTONELLI- “ONÇA”

por Câmara publicado 24/11/2022 18h48, última modificação 24/11/2022 18h48
Foi realizada no dia 23 de Novembro, a 3ª Sessão Solene de 2022, de homenagens a cidadãos e entidades, que por motivos relevantes, se tornaram merecedores e merecedoras do reconhecimento do parlamento desta cidade.

Conheça um pouco da história do homenageado:

EUCLIDES PEDRO OTTONELLI, é popularmente conhecido como “Onça”.

Foi na década de 70 que o centromédio, dono da camisa 5, viveu o auge como jogador. Mas a paixão pelo esporte vem de berço, na verdade, desde menino, quando jogava pelos campos de terra espalhados por sua cidade de origem, Ajuricaba, e, posteriormente, já na adolescência, em Erval Grande/Humaitá.

Após o ciclo como jogador, Euclides Ottonelli passou a treinar alguns times. Além do Floriano, Onça comandou da casamata, o Esperança e Grêmio, de Bela Vista, onde conquistou o extinto Campeonato Distrital, em 1996 e 1997. Pela Associação Feminina Três-passense Re-bola, Onça foi o idealizador, fundador, patrocinador, treinador, além disso fazia o transporte das atletas numa Veraneio. Saía de Três Passos e buscava as jogadoras nos municípios de Tenente Portela, Miraguaí, Coronel Bicaco, Santo Augusto e trazia para Três Passos e ao final dos jogos fazia o caminho inverso, sem cobrar nada por isso. Partiu dele a iniciativa de criar uma equipe feminina dentro de uma modalidade dominada pelos homens.

A ideia deu tão certo que o Re-bola se projetou à nível de Estado, sendo inclusive convidado a fazer uma partida preliminar, em Cidreira, antes do jogo entre 14 de Julho e São José, válido pelo Campeonato Gaúcho de 1997. A equipe feminina foi fundada em 1996 e revelou alguns talentos para o futebol regional e estadual. A três-passense Mônica Böhm, que chegou a atuar pelas categorias de base da Seleção Brasileira, iniciou sua carreira junto ao Re-bola.

Em 2006, através do Projeto Escola Aberta, Euclides levou cinco equipes à capital gaúcha para disputar os jogos finais em cinco categorias, em três delas, ficaram campeãs.

Onça manteve o A.F.T Re-bola, trabalhando com meninas de 8 a 14 anos até pouco tempo atrás. A escolinha comandada por ele não cobra mensalidade das atletas.