Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito - Homenageado: Lotario Schlindwein

por Câmara publicado 16/05/2022 09h47, última modificação 16/05/2022 09h47
Foi realizada no dia 11 de Maio de 2022, a 1ª Sessão Solene de 2022, de homenagens a cidadãos e entidades Trespassenses, que por motivos relevantes, se tornaram merecedores e merecedoras do reconhecimento do parlamento desta cidade.

Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito

Homenageado: Lotario Schlindwein

O Senhor Lotario Schlindwein foi homenageado pelo vereador Paulinho Sattler.

Lotario Schlindwein nasceu em 20 de março de 1956, no distrito de Lajeado Bonito, hoje município de Tiradentes do Sul. Filho de Aloísio e Brunhilda Maria Schlindwein, sendo o 3º de 14 filhos. Foi servidor público municipal em Três Passos de 1979 até 2012, quando se aposentou.

É casado com Teresinha Elíria Schlindwein, com quem tem quatro filhos: Ana, Jonas, Denis e Denise. Tem dois genros - Emerson e Marcel, 1 nora - Nathani e 2 netos Scarlet e Ulisses. Também auxiliou na educação de três sobrinhos - Marcos, Claudete e Elisete.

Atuou em diversos setores da administração pública, desde o parque de máquinas, biblioteca, protocolo e sendo cedido para a Justiça Federal do Trabalho de Três Passos, onde atuou por 14 anos.

Desde a juventude se ligou aos movimentos da Igreja Católica, sendo atuante nas pastorais da Terra e da Saúde. Em 1985, a convite da Pastoral da Saúde participou da primeira reunião preparatória para criação de um Sistema Único de Saúde, chamado na época de SIMS. Em 1986, foi indicado para representar a Região Celeiro como participante na 8ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília - DF, que serviu de base para o texto da Constituição Federal de 1988 do atual SUS - Sistema Único de Saúde, uma “saúde universal, igualitária e gratuita” como direito de todos e dever do estado.

Desde então, Lotario atua nos diversos movimentos sociais na área da saúde, tendo participado da criação dos Conselhos de Saúde das esferas Municipal, Regional e Estadual. Auxiliou entre os anos de 1992 e 1996 na oficialização dos conselhos de saúde nos bairros e distritos em todo o território do Município de Três Passos. Foi o primeiro Presidente do Conselho Regional de Saúde da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Durante todo este período, Lotário atuou de forma voluntária e sem remuneração, inclusive para formações de membros de conselhos e fiscalizações na área da saúde pública em todo o estado e em diversas outras localidades do país. Também colabora com a comunidade local como Ministro Extraordinário da Eucaristia da Igreja Católica, tarefa que já exercia desde a década de 1980.