Sessão Solene Homenageada: OLIVIA DA ROS

por Câmara publicado 26/10/2023 18h30, última modificação 26/10/2023 18h30
Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito Homenageada: OLIVIA DA ROS

Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito

Homenageada: OLIVIA DA ROS

Foi realizada na noite de ontem (25), a 6ª Sessão Solene de 2023, sessão essa em homenagem aos professores, com entrega de "Título de Honra ao Mérito do Poder Legislativo”.

Conheça um pouco da história da homenageada:

Olivia Da Ros, nasceu em 11 de maio de 1948, no interior do Município de Três de Maio.

No ano de 1970 iniciou os trabalhos em Bom Princípio, município de Tuparendi. Primeiro ano: contrato fechado, local de difícil acesso, ônibus somente segundas e sextas-feiras.

A partir de 1971 passou a trabalhar na Região da 21ª Delegacia de Educação de Três Passos, sendo este, o trabalho mais desafiador, assumir a Coordenação Pedagógica da 21ª coordenadoria de Educação no Governo Olívio. Trabalhou ainda na Escola Estadual de Herval Novo em Humaitá, na qual permaneceu por 7 anos. Tempo em que frequentou Escola Espirito Santo – Curso Normal (Ensino Médio por 3 anos).

No ano de 1977 iniciou o curso de Letras na FIDENE em Ijuí. Estudos realizados no período de férias. Também denominada “curta”. Terceiro Estágio – Habilitação 5ª a 8ª séries, e quatro mais tarde estudou Plena, também na FIDENE, nos finais de semana. Avanço nos estudos para habilitação a atuar no Ensino Médio.

De 1972 a 1988, foi professora na Escola Estadual Érico Veríssimo de Três Passos, Escola José de Anchieta em Bom Progresso, Escola Estadual Guilherme Clemente Keller em Ijuí.

A partir de 1988 retorna a Três Passos. Marca sua atuação na equipe Pedagógica da Delegacia de Educação Grupo de Alfabetização, Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo e Escola Estadual Gonçalves Dias.

Foi uma vida de grandes desafios. Apaixonada pela profissão. Apesar de ter consciência da desvalorização gradual da mesma, nunca pensou em desistir. Teve participação ativa nas lutas por melhorias, com o CPERS - Sindicato que foi uma escola importante na formação, principalmente, da consciência de classe.

Trabalhou como professora de 1970 a 2013, 43 anos de muita dedicação.