Sessão Solene Homenageado: CARLOS RUDOLFO KUNDE

por Câmara publicado 26/10/2023 18h34, última modificação 26/10/2023 18h34
Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito Homenageado: CARLOS RUDOLFO KUNDE

Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito

Homenageado: CARLOS RUDOLFO KUNDE 

 

Foi realizada na noite de ontem (25), a 6ª Sessão Solene de 2023, sessão essa em homenagem aos professores, com entrega de "Título de Honra ao Mérito do Poder Legislativo”. 

Conheça um pouco da história do homenageado:

Carlos Rudolfo Kunde, nasceu no dia 29 de dezembro de 1957, em Padre Gonzales e é filho de Alfonso e Carmelinda Kunde. 

Começou seus estudos na extensão do Colégio Ipiranga em Padre Gonzales e frequentou o primeiro ano do 2º Grau na escola CNEC, também em Padre Gonzales. 

Em 1972 fez a prova de admissão na Escola Evangélica Ivoti, onde, em forma de internato concluiu o 2º Grau.

Formou-se em Jornalismo pela Unisinos de São Leopoldo em 1980 e passou a trabalhar na Rádio União FM de Novo Hamburgo, pertencente à Fundação ISAEC de Comunicação. 

Em 1986 foi morar em Quito, no Equador, para trabalhar como jornalista. Isso lhe possibilitou conhecer 24 países e foi em Quito que iniciou a sua atuação na área educacional, ao ministrar aulas de Português no Centro de Estudos da Embaixada Brasileira daquele país e a estudar os idiomas Espanhol e Alemão. 

Quando de seu retorno ao Brasil, trabalhou em Florianópolis e Novo Hamburgo. 

Em 1993, retornou a Três Passos, sua terra natal. 

A convite do franqueado do CCAA, Nader Ali Umar, integrou o grupo de professores daquele educandário para ministrar aulas de Espanhol. 

Carlos Rudolfo Kunde foi um dos pioneiros neste idioma em Três Passos e na região Celeiro, uma vez que, naquela época, o Espanhol estava dando seus primeiros passos nas escolas do Brasil.

Em Porto Alegre, prestou a Prova de Proficiência do Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira – Nível Superior -, título oficial outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministro da Educação e Formação Profissional da Espanha, que atesta o grau de competência e domínio do idioma espanhol.

Carlos Rudolfo também é formado em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas. 

Em 1995, o diretor do Colégio Ipiranga, Osmar Fuchs, lhe convidou para trabalhar na escola, como professor e assessor de imprensa. A partir daquele momento, o Colégio Ipiranga passou a ser uma escola bilíngue, ministrando Inglês e Espanhol em sua grade curricular, desde o 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. 

Como não havia profissionais habilitados nesta área em nossa cidade, o professor Carlos também passou a ministrar aulas de Espanhol, concomitantemente, na FUNDEP, cuja diretora era a professora Jacy Traesel, e na escola CNEC, sob a direção da professora Iracema Leindecker e depois de Libório Lunkes.

Durante alguns anos foi coordenador e professor do Instituto Cultural Espanhol, que proporcionou a formação básica de muitos professores que hoje atuam nessa área em nosso município. 

O professor Carlos também atuou como professor de Espanhol e Alemão na escola de Idiomas Wizard by Pearson, comandada pela professora Marciane Trés Cruz.

Já aposentado das salas de aula, Kunde ainda presta serviços de assessoria no Colégio Ipiranga e lá se vão 28 anos dedicados à educação e a esta escola quase centenária de Três Passos.