Sessão Solene Homenageado: ROQUE SALING

Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito Homenageado: ROQUE SALING

Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito

Homenageado: ROQUE SALING

Foi realizada na noite de ontem (25), a 6ª Sessão Solene de 2023, sessão essa em homenagem aos professores, com entrega de "Título de Honra ao Mérito do Poder Legislativo”.

Conheça um pouco da história do homenageado:

Roque Saling, é filho de João Pedro Saling e Erminda Salins. Nasceu em Boa Vista do Buricá no ano de 1949, onde morou até os 13 anos de idade. Depois, foi morar no município de Três de Maio, onde cursou o ensino técnico na área comercial.

Em 1970 mudou-se para o município de Três Passos.

No período de 1973 a 1976 estudou na Universidade de Passo Fundo - UPF onde cursou Artes Práticas - Industriais que se tratavam de assuntos voltados para a área eletricidade, madeira e cerâmica, curso esse que dava ênfase em atividades relacionadas a madeira e cerâmica especificamente.

De 1974 a 1976, trabalhou como professor na Unidade Móvel de Iniciação ao Trabalho, onde as aulas eram realizadas no período de 3 dias em cada escola, nos municípios de Campo Novo e Crissiumal.

Também, prestou o concurso da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1976 e começou a dar aula na Escola Érico Veríssimo onde também estudou, terminando o Ginásio.

Lecionou como professor por 20 anos no colégio, construindo laços de trabalho e amizades ao longo do tempo. Além de professor também desempenhou a função de vice-diretor, trabalhando na coordenação dos professores e alunos além de ser integrante de diversos grupos do colégio entre eles o CPM - Conselho de Pais e Mestres.

Nesses 20 anos de Érico Veríssimo foi professor por 12 anos e Vice-diretor por 8 anos. Posteriormente começou a trabalhar na Escola Águia de Haia onde também exerceu o mandato de vice-diretor por 4 anos e ali trabalhou até se aposentar no ano de 1999.

Lourdes Ledir Borba da Luz, nasceu na cidade de Tenente Portela em 1953, filha de Dionísio Pacheco da Luz e Rosa Borba da Luz (in memorian). É casada com Pedro Luiz Alves Garcia e mãe do Igor da Luz de Campos.

Concluiu o Ensino Médio no Colégio Espírito Santo e cursou Administração Estratégica por dois anos na Unijuí em Três Passos.

Iniciou sua vida profissional no Hospital de Caridade de Três Passos por dois anos, e por mais de duas décadas foi colaboradora na área administrativa do Hospital São José.

Trabalhou voluntariamente por quatro anos como membro da diretoria do Conselho Comunitário do Presídio de Três Passos. Dentro da diretoria trabalhou na melhoria da casa prisional, assim como na melhoria da condição dos apenados e seus familiares, com várias atividades e mutirões, principalmente na área feminina.

Atuou também como voluntária por dois anos e meio na Associação Três-passense de Deficiente Físicos -AMA, onde fez campanha para arrecadação de materiais de construção para reforma e ampliação de sua sede. Realizou ainda, pela AMA, dois torneios de canastra dos quais foram adquiridos exautores e materiais para artesanato.

No ano de 2002 foi convidada para fazer parte do quadro associativo do Lions Clube Três Passos Centro, onde exerceu o cargo de Presidenta por dois mandatos Leonísticos, 2016/2017 e 2017/2018.

No Lions Clube Centro desenvolveu várias atividades e campanhas, como: Feijoada da APAE; Campanha Visão Para Todos, Festa anual para as mulheres, Jantar das Mimosas, Diversas Campanhas em prol do Hospital de Caridade; Campanhas de Higiene Bucal nas escolas, Campanhas para o Lar Acolhedor, APAE, dentre inúmeras outras atividades.

No ano de 2020 foi agraciada com o Troféu Mulher Cidadã da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na categoria Atividade Comunitária em Prol da Mulher e do Bem-Estar Comunitário, por indicação da deputada Zilá Maria Breitenbach.

Ledir continua hoje trabalhando com muito afinco e amor em campanhas de Meio Ambiente, bem-estar social, sempre procurando ajudar os necessitados.