REALIZADA 26ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025

por Câmara publicado 12/08/2025 10h57, última modificação 12/08/2025 10h57
Nesta segunda-feira, 11 de agosto, ocorreu a 26ª Sessão Ordinária de 2025, da Câmara Municipal de Três Passos, no plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo por meio da página do Facebook da Câmara de Vereadores, simultaneamente pelo Canal do YouTube e posteriormente sendo transmitida pela Rádio Alto Uruguai 92.5FM

➡️ Tribuna Livre – O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jair Locatelli, participou do espaço, onde falou sobre a manutenção das ações de proteção aos animais no município. Entre os assuntos abordados, mencionou o abandono de animais e destacou a microchipagem, iniciativa voltada à identificação dos animais e que, a longo prazo, contribui para a redução de casos de abandono. Falou também sobre a castração, considerada o segundo passo após a identificação, dentre outros temas tratados.

▪️No espaço do EXPEDIENTE da sessão, foram lidas e discutidas previamente as seguintes proposições:  

✅Projeto de Lei Ordinária nº 95 de 2025, Institui o “Dia Municipal da Reforma Protestante” no Município de Três Passos, a ser comemorado, anualmente, no dia 31 de outubro, com a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do nosso município. Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal;

Relatores designados nas Comissões Permanentes: CCJ Luis da Silva e COF Paulo Sattler.

✅Projeto de Lei Ordinária nº 96 de 2025, Autoriza alteração da LOA, exercício 2025, e abertura de crédito suplementar no valor de R$ 3.669.232,00, para reforço da dotação orçamentária referente ao pagamento de atendimentos especializados em consultas e exames via CISA, e acolhimento de idosos; e também reclassificação do elemento de despesa da emenda impositiva nº 28/2024, no valor de R$ 45.932,00, para a Secretaria de Agricultura, a qual trata da aquisição de materiais e/ou serviços de instalação de rede de água no interior do nosso município. Autor: Arlei Luis Tomazoni - Prefeito Municipal; 

Relatores designados nas Comissões Permanentes: COF Rosana Scherer.

➡️Lidos os seguintes pedidos dos vereadores:

✅Indicação nº 57 de 2025, Sugere a realização de estudo de viabilidade de licitação, para transporte de membros de entidades culturais representativas do nosso município. Autora: Maria Helena Krummenauer, com o apoio do vereador da Bancada do MDB e da vereadora do PL.

✅Indicação nº 58 de 2025, Sugere a alteração da norma municipal que trata sobre a avaliação dos estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino, referente à educação especial, por junta pedagógica, a fim de que ocorra não somente por meio de parecer descritivo, mas também via atribuição de notas, especialmente com relação aos alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Autora: Maria Helena Krummenauer, com o apoio do vereador da Bancada do MDB e da vereadora do PL.

✅Indicação nº 59 de 2025, Sugere a unificação da data de vencimento para o pagamento dos usuários dos poços artesianos municipalizados, estabelecendo o dia 10 do mês subsequente ao consumo, a fim de atender especialmente aos aposentados que recebem seus proventos após o quinto dia útil. Autor: Osvaldir Urnau, com o apoio dos vereadores das Bancadas do PSDB, MDB e PP, e da vereadora do PL.

🔸 Foram discutidos e votados, na Ordem do dia, os seguintes projetos de lei, que receberam pareceres favoráveis das Comissões Permanentes:

✅ Projeto de Lei Complementar nº 8 de 2025, Altera o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Três Passos. A alteração refere-se ao art. 186 do estatuto dos servidores, adequando-o à redação do art. 177, também do estatuto, os quais tratam sobre os casos de demissão do servidor público municipal, e sobre a incompatibilização do ex-servidor para nova investidura em cargo ou função pública, pelo prazo de cinco anos. Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal;

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Luis da Silva, Rosana Scherer, Sandro Radaelli, Paulo Sattler, Ingomar Sandtner e Maria Helena Krummenauer.

Projeto não votado - pedido de vistas do Vereador Sandro Radaelli, deferido pelo Presidente da Câmara pelo prazo de 5 dias.

✅ Projeto de Lei Ordinária nº 88 de 2025, Autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar temporariamente e sob regime emergencial e de excepcional interesse público, um Fiscal Ambiental, pelo prazo de um ano, podendo ser renovado por igual período. Autor: Rodrigo Alencar Bohn Glinke - Vice-Prefeito Municipal;

Usaram o espaço para discussão os seguintes vereadores: Ingomar Sandtner, Maria Helena Krummenauer, Diego Maciel, Paulo Sattler e Flávio Habitzreiter. 

Aprovado por unanimidade. 

O espaço das COMUNICAÇÕES PARLAMENTARES (discursos) foi utilizado pelos vereadores: Osvaldir Urnau, Diego Maciel, Sandro Radaelli e Paulo Sattler.