Dengue foi tema da Tribuna Popular

por camaratp — publicado 09/04/2019 09h57, última modificação 09/04/2019 09h57
Foi realizada ontem dia 8 de abril , a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Três Passos, sob a presidência do vereador Vinícius Araújo. No espaço da Tribuna Popular tivemos a presença da Secretária Municipal de Saúde, Maria Adelaide Hertz e da enfermeira Rosicler Seguetto para falarem sobre a Dengue.

Foi realizada ontem dia 8 de abril , a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Três Passos, sob a presidência do vereador Vinícius Araújo.

A vereadora Dorilda Sartori assumiu no lugar do vereador Willian Heineck (Tocha) o qual o solicitou licença de interesse particular sem remuneração de 8 a 10 de março.

Deram entrada na Câmara sete projetos de lei e foram lidos na sessão :

Projeto de Lei 22/19 - trata de contratação emergencial de 2 professores de educação física para atuarem junto ao NASF. 

Projeto de Lei 23/19 - prorroga o prazo para a regularização dos imóveis ocupados por moradores do Bairro Frei Olímpio para 31 de dezembro de 2020.

- Projeto de Lei 24/19 - amplia a concessão de carros de som de 6 para 10 veículos.

Projeto de lei nº 25/2019 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder na contratação emergencial de 3 (três) agentes comunitários de saúde.

Projeto de lei nº 26/2019 - Altera a Lei Municipal nº 5.403, de 04 de dezembro de 2018, corrigindo um erro de redação de 40 para 44 horas semanais dos motoristas.

- Projeto de Lei Complementar 2/19 - aumenta os valores das taxas de coleta de lixo constantes no Código Tributário Municipal, a fim de cobrir os gastos relativos ao Consórcio CITEGEM.

- Projeto de Lei Legislativa 2/19 - Denomina as Ruas Francisco Andrighetto e Dary de Moraes Canova, localizadas no Loteamento Novo Loteamento Cidade.

 Projetos Votados:

Projetos de lei nºs 96/18 e 20/19, que tratam das contratações emergenciais de um advogado autárquico e de um oficial previdenciário para o Instituto de Previdência

Projetos aprovados com votos contrários dos vereadores da bancada do PSDB, Arlei Tomazoni, Jair Locatelli e Rosani do Nascimento.

 

Projeto de lei nº 17/19, que prevê a contratação emergencial de mais 10 professores, ou seja, aumenta o número de vagas para contratação emergencial de 15 para até 25 profissionais.

Projeto aprovado com votos contrários dos vereadores da bancada do PSDB, Arlei Tomazoni, Jair Locatelli e Rosani do Nascimento.

 

Projeto de Lei 18/19 – que autoriza a contratação emergencial de cinco profissionais oficineiros para atuarem no Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luiz Rhoden, nas áreas de informática educativa, taekwondo, dança, expressão corporal e teatro, esportes, lazer e ginástica. Aprovado por unanimidade.

 

TRIBUNA POPULAR

No espaço da Tribuna Popular tivemos a presença da Secretária Municipal de Saúde, Maria Adelaide Hertz e da Enfermeira Rosicler Seguetto que falaram  a situação de alerta que vive a região com  a epidemia de dengue.

Adelaide explicou que a dengue é uma doença aguda, onde os primeiros sinais geralmente são febre alta (39° a 40°C), que dura de 2 a 7 dias, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Também são comuns náuseas, vômitos e perda de peso. Enfim um mal-estar extremo.

 

No Rio Grande do Sul existem 81 casos confirmado. Em Três Passos existem nove casos suspeitos, todos do bairro Érico Veríssimo na divisa com Santa Inês. Falta vir o resultado do Estado.

Adelaide explicou que foram intensificadas as vistorias nestes bairros, 300 m² em volta das casas suspeitas que perfaz em torno de 9 quarteirões.

A dengue é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Essa infecção ocorre quando o vírus da dengue circulante no sangue de uma pessoa é ingerido pela fêmea do mosquito. Após oito a doze dias de incubação no mosquito, o vírus já pode ser transmitido a outras pessoas. O período de incubação do vírus no homem é de 4 a 10 dias, após esse período dá-se início aos sintomas da doença.

As fêmeas do mosquito que são hematófagas (elas necessitam de sangue para a maturação dos ovos). O ciclo de vida do Aedes aegypti inicia-se após a deposição dos ovos por uma fêmea na parede de um criadouro com água (os ovos não ficam na água, mas bem próximos a ela). Esses ovos apresentam 0,4 mm de comprimento e cor branca, mas, com o tempo, em virtude do contato com o oxigênio, tornam-se escuros.

Os ovos podem permanecer sem eclodir por um grande período de tempo, aguardando até o próximo período chuvoso. Estudos sugerem que os ovos resistam por até 450 dias, uma vez que são extremamente resistentes ao ressecamento. A eclosão do ovo ocorre quando a água entra em contato com essa estrutura. Após a eclosão do ovo, torna-se uma larva, durante a fase larval, o Aedes alimenta-se principalmente da matéria orgânica presente no criadouro e destaca-se por possuir grande agilidade. A larva passa por quatro estágios até se tornar uma pupa. A fase de pupa destaca-se pela inexistência de alimentação e pela metamorfose que marcará o início da fase adulta. A fase adulta é a mais conhecida pela população, uma vez que é a fase em que o Aedes Aegyptipode transmitir doenças ao homem.

 As ações são feitas para a eliminação da larva, os criadouros. Por isso é importante reforçar a limpeza dos pátios, cuidar dos vasos de plantas, semanalmente verificar o pote de agua dos animais e limpa-los, verificar o reservatório de agua atrás da geladeira, recipiente do ar condicionado, banheiros não utilizados. Adelaide informou que as piscinas são os maiores proliferadores do mosquito.

Rosicler explicou sobre as ações e mutirões que estão sendo feitos nos bairros, na BR com recolhimento de muito lixo, destacou que esta semana irão fazer mutirão nos cemitérios.

Declarou que existe uma parceria com a secretaria de meio ambiente, com a vigilância sanitária, com as obras, com os agentes de saúde e de combate a endemias.

O telefone para denúncias é o 3522-0430.

Por fim foi conclamado para que a população faça a sua parte, pois somente o poder público não dará conta.  É uma questão de saúde pública. A conscientização é muito importante.

Acompanhe toda a fala no Facebook da Câmara!!