EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR

por Câmara publicado 18/02/2022 11h17, última modificação 18/02/2022 11h17
Após convite realizado pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Passos (STR), Erhardt Hepp, durante a 1ª Sessão Ordinária realizada no dia 7 de fevereiro, o Presidente da Câmara de Vereadores de Três Passos, Edivan Baron, juntamente como os vereadores Paulinho Sattler e Luis da Silva, participaram na quarta-feira (16) do movimento "Grito de Alerta", no município de Ijuí/RS.

Estiveram presentes além do Presidente do STR de Três Passos, dezenas de agricultores do nosso município, além de agricultores familiares de todo o Rio Grande do Sul, que se reuniram em frente a Praça da República, Banco do Brasil e INSS, em busca de respostas do Governo Federal e Estadual sobre as pautas do setor, especialmente sobre a estiagem que causou inúmeros prejuízos para as famílias.

Conforme a Fetag-RS, "o 10° Grito de Alerta visa a chamar a atenção da sociedade em geral para a realidade vivida pela agricultura e pela pecuária familiar no Rio Grande do Sul, que vem enfrentando sérias dificuldades para produzir alimentos e obter recursos para a sua própria subsistência."

Além do Presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, diversas autoridades se pronunciaram, dentre elas Deputados Federais, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores, entidades representativas do setor e também da indústria e do comércio.

As reivindicações do setor eram:

– política de preços dos combustíveis;

– diminuição do custo de produção;

– mais recursos para o PNAE e PAA;

– políticas de incentivo à juventude rural;

– crédito diferenciado para a juventude rural;

– programa de incentivo a juventude rural;

– valorização da educação do campo;

– retorno do subsídio para a energia elétrica no meio rural;

– valorização do salário mínimo;

– lutamos pelo fim da violência contra a mulher.

Fonte: http://fetagrs.org.br/comunicacao/10o-grito-de-alerta/