Homenageada: MARLEI TERESINHA DOS SANTOS

por Câmara publicado 09/03/2023 15h16, última modificação 09/03/2023 15h16
Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito Homenageada: MARLEI TERESINHA DOS SANTOS

Foi realizada no dia 8 de março, a 1ª Sessão Solene em homenagem às Mulheres, com entrega de "Título de Honra ao Mérito do Poder Legislativo,", que tem por finalidade homenagear cidadãs que, por motivos relevantes, tenham se tornadas merecedoras do reconhecimento do Parlamento desta cidade.

Conheça um pouco da história da homenageada:

Marlei Teresinha dos Santos, mulher negra, professora, militante de esquerda e das causas sociais, tem sua trajetória marcada por desafios e superações. Nascida em Viadutos/RS, é filha de Elenir Brizola dos Santos e de Valmiro Tomé do Santos. Em 1970, juntamente com a sua família passou a residir no município de Três Passos.

É formada em Educação Física, possui bacharelado e licenciatura plena pela Unijuí, é professora concursada pelo Município e Estado. Em sua jornada escolar, estudou na Escola Águia de Haia, Colégio Ipiranga, Ginásio Estadual Érico Veríssimo e na Escola de 1º e 2º graus Espírito Santo.

Integrou a seleção de handebol de Três Passos e foi campeã estadual na prova de 400 metros rasos, pelo Ginásio Estadual Érico Veríssimo.

No ensino médio, cursou o magistério na Escola de 1º e 2º graus Espírito Santo, tendo a oportunidade de integrar o grupo de balé clássico e as equipes esportivas daquele educandário. No ano de 1983, após o período de estágio, passou a integrar o quadro de professores desta instituição de ensino.

A professora Marlei desenvolveu suas atividades de magistério em escolas municipais, estaduais e particulares, no campo e na cidade. Foi coordenadora, instrutura de projetos e programas sociais do município e do estado.

Na Escola São José, no bairro Frei Olímpio, teve a oportunidade de trabalhar com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, procurando através da dança resgatar os valores das crianças de periferia.

Atualmente, integra o coletivo do Festival de Cinema e a diretoria do Sindicato dos Municipários de Três Passos.

Marlei cita o grande pedagogo, Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”