I SEMINÁRIO DE CIDADANIA, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS DE TRÊS PASSOS

por camaratp — publicado 16/10/2019 10h20, última modificação 31/10/2019 11h40
Com a devida honra, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, representada pelo seu presidente, vereador Vinicius Araújo, convida para o I SEMINÁRIO DE CIDADANIA, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS DE TRÊS PASSOS, que será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, na sede da Unijui, campus Três Passos.

  CONVITE

Com a devida honra, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, representada pelo seu presidente, vereador Vinicius Araújo, convida para o

I SEMINÁRIO DE CIDADANIA, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS DE TRÊS PASSOS, que será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, na sede da Unijui, campus Três Passos.

O seminário tem o objetivo de debater três eixos fundamentais que ganham maior relevância e sentido em um momento de turbulências sociais em diferentes níveis e culturas. Com esse cenário, é fundamental que tenhamos a capacidade de debater com o máximo de pluralismo e liberdade de interação, aproximando os painelistas e o público, a partir de um contato próximo e direto a partir das temáticas propostas.

Também tem como intenção este seminário, provocar a reflexão entre seus participantes e a absorção de conhecimentos que possam ser úteis em seu cotidiano de atividades profissionais ou comunitárias, provocando de forma natural uma troca de experiências e até mesmo o contraditório, sempre presente e fundamental em qualquer discussão.

Uma atividade construída a partir de uma visão contemporânea das relações sociais, do humanismo, da ciência política e da cultura.


PROGRAMAÇÃO

 I SEMINÁRIO DE CIDADANIA, DEMOCRACIA E

DIREITOS HUMANOS DE TRÊS PASSOS

 

Data: 23 e 24 de outubro de 2019

Local: Unijuí – campus Três Passos

Realização: Câmara Municipal de Vereadores de Três Passos

Apoio: Prefeitura de Três Passos

            OAB-RS – Subseção Três Passos

            Condomínio Sindical Erton Lampert

            Unijuí

 

Objetivo:

Debater os três conceitos que centralizam o evento, pois tratam-se de temas que ganham relevância no cenário político e social da atualidade. O debate se dará através de atividades plurais, que possibilitem ao público participante, absorver conhecimentos necessários a suas atividades profissionais ou comunitárias, além de provocar a troca de experiências e até mesmo o contraditório, a partir de uma visão contemporânea das relações sociais, do humanismo, da ciência política e da cultura.

Público alvo:

Estudantes do ensino médio e ensino superior;

Profissionais liberais;

Lideranças comunitárias;

Comunidade em geral.

23/10/2019

MINI OFICINAS

 

No dia 23 de outubro serão desenvolvidas três minis oficinas. Além dos alunos de graduação da Unijuí, as mini oficinas são abertas ao público em geral, que podem acessar o campus da Unijuí na data prevista e acompanhar a atividade em uma das salas reservadas.

As mini oficinas serão realizadas em salas de aula no campus da Unijuí, em Três Passos, com duração de 1h30min (das 19h30min às 21h).

Mini Oficina I: Desafios e conquistas das mulheres no direito

A proposta do minicurso é analisar e discutir os principais desafios e conquistas da mulher no cenário da advocacia, apresentando o tema principalmente para aqueles que estão ou pretendem iniciar sua carreira na advocacia. Serão expostos dados sobre a participação da mulher na advocacia e dados relacionados a participação da mulher no mercado de trabalho em geral, possibilitando assim a discussão entre os presentes sobre a inclusão da mulher na sociedade em condição de igualdade com o homem, além de abrir caminho para o debate de vários outros aspectos relacionados ao empoderamento da mulher.

(Coordenadoras/Debatedoras: Geciana Seffrin e Danielli Zanini)

Mini Oficina II: A cidadania no mundo em transformação

A dignidade da pessoa humana precisa, cada vez mais, estar no centro do debate político, a partir de uma visão humanista. Como as transformações sociais em decorrência da revolução tecnológica apresentam consequências ao processo de relações sociais e de relações de trabalho? As mídias sociais que dialogam com a nova realidade global e a necessidade de veículos de comunicação independentes que realcem as pautas de direitos humanos, com viés para o jornalismo investigativo, ético e cidadão.

(Coordenadores/Debatedores: Vinicius Araujo e José Orlando Schäfer)

Mini Oficina III: Felicidades Perceptíveis

Discussão de algumas das várias percepções de felicidade demostradas pelo Ser Humano ao longo da História. Desde as construções iniciais filosóficas, sob o ponto de vista religioso, até a construção materialista de felicidade, que hoje chega ao seu ápice, com a felicidade sendo baseada no consumo. A desigualdade social gera diversas percepções de felicidade, visto que o acesso material não chega a todos. Mas afinal, a felicidade está nos excessos das materialidades ou está na simplicidade dos sentimentos mais puros e naturais do Ser Humano?

(Coordenadores/Debatedores: Willian Heineck, Bibiana Quadros, Daniel Cenci)

Certificado: mediante solicitação na noite do evento

 

24/10/2019

 

PAINEL SOBRE DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

 

Painelista: Juremir Machado da Silva 

Local: Auditório do campus da Unijuí – Três Passos/RS 

Horário: 19h30min 

Acesso: Gratuito 

Certificado: mediante solicitação na noite do evento

JUREMIR MACHADO DA SILVA

Formado em jornalismo e em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (1985), é doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V: René Descartes sob a orientação de Michel Maffesoli. Em Paris, de 1993 a 1995, foi colunista e correspondente do jornal Zero Hora. Em 1998, fez pós-doutorado na França orientado por Edgar Morin, Jean Baudrillard e Michel Maffesoli.

Atualmente, é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, onde foi coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação de 2003 a 2014. Assina uma coluna diária, coordena o Caderno de Sábado e mantém um blog no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre (RS), além de apresentar o programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba, e de participar diariamente dos programas Ganhando o Jogo e Guaíba Revista. Integra o conselho editorial das revistas acadêmicas estrangeiras Sociétés, Hermès e Esprit Critique. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e representante da área da Comunicação no CNPq.

Possui vasto currículo como conferencista, painelista, palestrante ou debatedor, em eventos de cunho filosófico, sociológico, político, cultural ou educacional, em todo o Brasil.