I SEMINÁRIO ESTADUAL DE APICULTURA E MELIPONICULTURA, EM TRÊS PASSOS

por Câmara publicado 09/10/2023 16h55, última modificação 09/10/2023 16h55
Ocorreu nos dias 6 e 7 de Outubro, o I Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura, promovido em Três Passos.

Durante o evento foi lançado o programa de incentivo a apicultura e meliponicultura, da Prefeitura Municipal de Três Passos, “Pró-Mel”, que visa o desenvolvimento e expansão destas cadeias produtivas em âmbito local, sancionado pela Lei Municipal nº 5.969, de 13 de setembro de 2023.

Durante o seminário foi realizada homenagem aos 40 anos da APICELEIRO e seus sócios fundadores; apresentação da Assistência Técnica e Gerencial - ATEG Apicultura do SENAR-RS e LEPA - Laboratório de Apicultura da UFSM-Campus de Palmeira da Missões-RS; palestra sobre o Programa Nacional de Sanidade Apícola- PNSAp-RS Guilherme Saldanha Médico Veterinário- Fiscal Estadual Agropecuário da Secretaria Estadual da Agricultura do RS; palestra sobre Manejo para Alta Produtividade de Mel, Aldo Machado dos Santos apicultor e integrante da Comissão da Apicultura da FARSUL- Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e COOAPAMPA- Cooperativa de Produção Agropecuária do Pampa Gaúcho Ltda; palestra sobre Meliponicultura: Potencialidades da Meliponicultura e a importância das abelhas nativas para o meio ambiente. Médico Veterinário Carlos Almeida - MeliponárioYraptã - São Paulo; oficinas práticas de Manejo e Produção na Apicultura: Criação e multiplicação de Rainhas e Meliponicultura: Confecção de ninho isca, transferência da isca para a caixa e divisão de enxames.

Estiveram presentes no evento o Presidente do Legislativo Diego Maciel, os vereadores Ingomar Sandtner e Jair Locatelli; Prefeito Municipal Arlei Luis Tomazoni; Vice-prefeito Rodrigo Alencar Glinke; Secretário de Agricultura, Luiz Dietrich; Presidente da APICELEIRO- Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Região Celeiro, Dirceu Reis e visitantes em geral.