Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito - Homenageada: Zilá Maria Breitenbach

por Câmara publicado 13/05/2022 08h53, última modificação 13/05/2022 08h53
Foi realizada no dia 11 de Maio de 2022, a 1ª Sessão Solene de 2022, de homenagens a cidadãos e entidades Trespassenses, que por motivos relevantes, se tornaram merecedores e merecedoras do reconhecimento do parlamento desta cidade.

Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito

Homenageada: Zilá Maria Breitenbach

A Senhora Zilá Maria Breitenbach foi homenageada pelo vereador Ingomar Sandtner.

Zilá Maria Breitenbach, é Deputada Estadual no RS em seu quarto mandato, pelo PSDB. Na atual legislatura integra as Comissões Permanentes da Agricultura, do Mercosul e Assuntos Internacionais; e preside a Comissão da Saúde e Meio Ambiente. Além disto, representa o partido na mesa diretora da Assembleia Legislativa do RS, como 4ª secretária.

Entre 1997 e 2004 atuou como prefeita de Três Passos, fazendo uma gestão de resultados, cujo reconhecimento lhe rendeu diversos prêmios, com destaque para o Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor do SEBRAE de 2003, por um projeto que até hoje a orgulha: O Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar.

Na Assembleia Gaúcha, já atuou como Líder de Governo de Yeda Crusius, Líder da Bancada do PSDB/RS e Líder do partido. Atualmente é presidente do PSDB Mulher RS, com a missão de visibilizar a mulher na política.

Coordena o Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores que faz parte da Frente Parlamentar que preside, elaborou uma proposta de programa de incentivos ao Biogás que hoje é o Marco Legal estadual, uma vez que a proposta foi adotada pelo Governado do Estado e hoje é lei graças a este esforço e articulação.

Ainda na Assembleia, preside a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência e também é membro atuante da Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios. É Vice-presidente da União dos Parlamentares do Mercosul e membro da  União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

Na indicação de emendas parlamentares sempre encaminhou recursos ao Hospital de Caridade de Três Passos e, incansável, foi a grande articuladora para conseguir os recursos junto ao Governo do RS para que a Casa de Saúde tenha a tão sonhada hemodiálise.