Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito - Homenageado: Cine Globo Exibições Cinematográficas

por Câmara publicado 12/05/2022 14h55, última modificação 12/05/2022 14h55
Foi realizada no dia 11 de Maio de 2022, a 1ª Sessão Solene de 2022, de homenagens a cidadãos e entidades Trespassenses, que por motivos relevantes, se tornaram merecedores e merecedoras do reconhecimento do parlamento desta cidade.

Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito

Homenageado:  Cine Globo Exibições Cinematográficas

O Cine Globo Exibições Cinematográficas foi homenageado pelo vereador Evandro Mohr.

Em 1924, Abrão Alberto Levy, visitava Paris acompanhado da sua família, ano em que os irmãos LUMIERE, mentores do cinema, estavam lançando o primeiro filme falado. Naquela ocasião Sr. Levy, apreciador da sétima arte, assistiu a primeira sessão de cinema falado no mundo, ficando muito impressionado com a novidade.

Passados alguns anos voltaram ao Brasil, fixando residência em Porto Alegre. Ele, jovem sonhador e aventureiro teve oportunidade de conhecer um comerciante da cidade de Santo Ângelo, o qual o convidou para conhecer a região que havia necessidade de trazer um cinema para o povo, uma vez que ele era apreciador do mesmo.

No ano de 1948, iniciou com o cinema em Três Passos, num velho casarão, sendo um sucesso. Após alguns anos, começou a construção do prédio próprio para o cinema, sendo o mesmo inaugurado no ano de 1955, onde continua até hoje, uma tradição familiar que passa de geração a geração, com mais de 67 anos de existência. Sua administração atualmente está sendo feita pela terceira geração familiar.

Além da magia do cinema, o local sempre foi usado para apresentações teatrais, festivais de dança, gravações de DVD, palestras, formaturas e outros eventos culturais marcantes na cidade e Brasil, como o Festival de Cinema e o Cine Rock. Com a visão da comunidade e região que possui um patrimônio histórico-cultural e de grande valor ainda presentes nas memórias dos pais e avós, o Cine Globo vem recebendo apoio e prestígio nas sessões de cinema e eventos organizados em parcerias com a prefeitura e outras entidades.