Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito - Homenageado: VELOIR DIRCEU FURST

por Câmara publicado 24/11/2022 18h38, última modificação 24/11/2022 18h38
Foi realizada no dia 23 de Novembro, a 3ª Sessão Solene de 2022, de homenagens a cidadãos e entidades, que por motivos relevantes, se tornaram merecedores e merecedoras do reconhecimento do parlamento desta cidade.

Conheça um pouco da história do homenageado:

VELOIR DIRCEU FURST, nasceu em 1º de agosto de 1953, no município de Três Passos, filho de Ernesto Theobaldo Fürst e Olga Emília Fürst. Casado com Nelsi Schmidt Fürst, desde 1975. O casal conta com dois filhos, Alexius Eugênio Fürst e Nicolas Augusto Fürst, duas noras, Juliane e Amanda, e três netos, Felipe, Lucas e Isabela.

Em 1979 se formou em Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cruz Alta. Em 2001 fez Especialização em Relações Trabalhistas – Negociação Coletiva, pela OIT, Turim, na Itália e entre 2001 e 2002 fez Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Público, pela ULBRA Canoas.

Veloir foi Estagiário em direito, no período de 1978-1979;    Advogado em Três Passos, no período: 1980 a 1997; Juiz Leigo do Juizado Adjunto Especial e de Pequenas Causas Cíveis em Três Passos, no período de 1992 a 1995;

Procurador do Trabalho do Ministério Público da União – Ministério Público do Trabalho, entre os anos de 1997 até 2013, vindo a se aposentar na função de Coordenador da Procuradoria                                               Municipal de Santo Ângelo. Após a aposentadoria, voltou ao exercício da advocacia em Três Passos, até os dias de hoje.

Até 1997, quando assumiu cargo no Ministério Público da União, sempre participou ativamente de todas as atividades sociais, religiosas, políticas, associativas e comunitárias de Três Passos.

No âmbito religioso, atuou como secretário da paróquia de Padre Gonzales, da Igreja Evangélica Congregacional, e depois como presidente fundador da paróquia da mesma Igreja em Três Passos.

Participou efetivamente do Rotary Clube de Três Passos, onde exerceu todos os cargos, desde Protocolo até Presidência.

No campo político, exerceu cargo de secretário de partido durante vários mandatos.

Na condição de advogado, exerceu o cargo de Secretário da OAB, subseção Três Passos, sendo também um dos responsáveis pela instalação do Posto da Justiça do Trabalho e após Vara do Trabalho em Três Passos.

No aspecto comunitário, foi presidente do Conselho Municipal do Idoso de Três Passos.