Sessão Solene Homenageada: CECILIA SCAPINI

por Câmara publicado 26/10/2023 18h45, última modificação 26/10/2023 18h45
Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito Homenageada: CECILIA SCAPINI

Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito

Homenageada: CECILIA SCAPINI

Foi realizada na noite de ontem (25), a 6ª Sessão Solene de 2023, sessão essa em homenagem aos professores, com entrega de "Título de Honra ao Mérito do Poder Legislativo”.

Conheça um pouco da história da homenageada:

Cecilia Scapini é filha de Maria Tereza Cereza Matte e Guilherme Ivo Matte, nasceu em Boa Vista do Buricá. Tem dois filhos: Fabíola Scapini, que é terapeuta holística e atualmente mora Dublin na Irlanda, e Fabrício Scapini é médico otorrinolaringologista em Santa Maria.

Quando se formou, foi morar em Garibaldi e depois Bento Gonçalves, onde iniciou a graduação em Ciências, posteriormente voltou para Três Passos e concluiu a graduação na FIDENE. Cursou Biologia em Licenciatura Plena na Universidade de Passo Fundo.

Na busca pelo aprimoramento do seu ensino também cursou Pós-graduação em Educação Popular na Universidade do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, durante dois anos.

Cecilia começou a dar aula em 1974 no colégio Espírito Santo em Três Passos, onde lecionava nos cursos de Magistério, Secretariado e Patologia Clínica. Concomitantemente, foi professora de matemática, ciências e biologia na Escola Estadual de Educação Érico Veríssimo, onde atuou por 18 anos nos dois educandários.

Em 1995 foi diretora “pró-tempore”, período entre a indicação e a eleição para o novo diretor, por um ano na Escola Érico Veríssimo.

Durante a trajetória de professora também trabalhou 14 anos no Colégio Ipiranga por meio de uma cedência do Estado, para poder atuar na rede particular de ensino.

Também trabalhou por 8 anos no colégio Águia de Haia.

Na sua jornada profissional também trabalhou na Fundep (já extinta) como professora no curso de Técnico em Enfermagem, nas disciplinas de anatomia e fisiologia humana e Materno Infantil, durante 5 anos, no município de Braga.

Professora Cecília sempre gostou de organizar viagens de estudos. Levou seus alunos para conhecer diversos lugares, como a Embrapa, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade de Passo Fundo,  Usina da Itaipu, Cataratas do Iguaçu, Curitiba e Paranaguá, Instituto Butantan em São Paulo, Jardim Botânico no Rio de Janeiro.

Essas viagens possibilitavam novas vivências e descobertas  para os seus alunos,  e com certeza criaram  memórias que levarão para vida toda.

Mais tarde assumiu a Pasta de Alimentação Escolar na 21ª Coordenadoria Regional de Educação durante 16 anos, sendo responsável pelas práticas de alimentação nas escolas estaduais da região, onde trabalhou até a aposentadoria.