Sessão Solene de entrega de Título de Honra ao Mérito - Homenageada: MARLI FRANKE

por Câmara publicado 24/11/2022 18h20, última modificação 24/11/2022 18h20
Foi realizada no dia 23 de Novembro, a 3ª Sessão Solene de 2022, de homenagens a cidadãos e entidades, que por motivos relevantes, se tornaram merecedores e merecedoras do reconhecimento do parlamento desta cidade.

Foi realizada no dia 23 de Novembro, a 3ª Sessão Solene de 2022, de homenagens a cidadãos e entidades, que por motivos relevantes, se tornaram merecedores e merecedoras do reconhecimento do parlamento desta cidade.

 

Conheça um pouco da história da homenageada:

MARLI FRANKE nasceu em 10 de novembro de 1960 em Esperança do Sul, na época pertencente ao município de Três Passos. Filha de Ivo Franke e Alira Schwantes Franke. 

Formou-se na Licenciatura em Geografia em 1990 pela UNIJUI. Foi neste período, com a convivência diária com a extrema pobreza e todos os tipos de miserabilidade humana que fez com que se voltasse para a luta por melhores condições de vida e justiça social, acreditando sempre que um mundo melhor é possível.

Em 1990 envolve-se na luta pela criação do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, em fazendo parte da diretoria e ajudando a realizar a primeira eleição de Conselheiros Tutelares do município. 

Marli já trabalhou na Coordenadoria Regional de Educação e em diversas escolas de Três Passos e região. Em 2003 solicitou transferência para o Instituto de Educação Érico Veríssimo de Três Passos onde trabalhou com o Ensino Médio e Curso Normal, permanecendo até o ano de 2010. Em 2011 assumiu o cargo de Coordenadora Regional Adjunta da 21ª CRE com seda em Três Passos onde permaneceu até 2014, vindo a se aposentar em 2016. 

Ainda em 2008 decide ingressar na política elegendo-se vereadora pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2010 exerceu o cargo de presidente da Câmara, período em que trabalhou muito para diminuição dos gastos com diárias e cursos, através de um projeto de lei de sua iniciativa, aprovado pela Casa, tendo a Câmara Municipal de Vereadores sido destaque na imprensa regional e estadual como bom exemplo de gestão do dinheiro público. 

Também trabalhou muito pelo alargamento do trecho asfáltico entre a Unidade da Cotricampo e o trevo de acesso à cidade e para a construção do viaduto na BR 468 junto a cidade, além de trabalhar por outras necessidades e atividades. 

Concorreu a Prefeitura de Três Passos em 2012 não obtendo êxito, mas recebendo uma expressiva votação. Volta novamente à Câmara de Vereadores em 2017 até 2020 quando enfrentamos um dos piores períodos da nossa história, a pandemia da COVID 19. Decide não mais concorrer a vereança mas continua pautando sua vida na luta por uma vida melhor para todos.